Invest

Ultragaz cria "Vale Gás" que congela o preço do GLP para o consumidor

O GLP é um dos derivados de petróleo produzidos pela Petrobras afetado pela alta do dólar frente ao real e pela valorização do petróleo no mercado internacional

Ultragaz (Getty Images/Getty Images)

Ultragaz (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de janeiro de 2022 às 21h01.

Última atualização em 26 de janeiro de 2022 às 21h37.

A Ultragaz, do Grupo Ultra, lançou o cartão "Vale Gás", que permite aos consumidores de botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, comprar o produto com cartão de crédito, inclusive em parcelas, e também de forma programada, em períodos em que o gás está mais barato.

O GLP é um dos derivados de petróleo produzidos pela Petrobras afetado pela alta do dólar frente ao real e pela valorização do petróleo no mercado internacional. Mesmo no primeiro semestre de 2020, quando a covid-19 fez um estrago no consumo de combustíveis, o gás de cozinha foi o único a ter aumento de vendas. Na época, os consumidores correram para estocar botijões com medo de faltar produto no mercado.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Além de ser muito consumido, o gás de cozinha tem forte apelo social e, em 2021, deu uma importante contribuição para a alta da inflação. Atualmente, o vasilhame de 13 kg está sendo vendido, em média, a R$ 102, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De olho nesse cenário de fragilidade econômica, a Ultragaz formou parceria com a epay Brasil e com a rede de supermercados Assaí para facilitar a compra do botijão. A ideia é que o consumidor adquira o Vale Gás numa loja Assaí e, num período de seis meses, troque o cartão por gás pelo preço do dia da compra do cartão, ainda que ele esteja custando mais caro quando o produto for adquirido. A entrega é feita por um revendedor varejista de GLP contactado por WhatsApp.

"Isso contribui para que [os consumidores] possam economizar, podendo programar a compra do gás com antecedência", diz Anderson Araujo, gerente de produtos e serviços financeiros do Assaí Atacadista.

Com expectativa de venda de 600 mil unidades por ano, o lançamento do cartão começará em 152 lojas da rede de hipermercados. A Ultragaz atende mais de 11 milhões de famílias e 60 mil empresas em 22 estados e no Distrito Federal.

Acompanhe tudo sobre:GLPUltragaz

Mais de Invest

Como gerar um QR Code para receber transferências de Pix?

Tesla bate US$ 1 trilhão em valor de mercado após rali por vitória de Trump

Mobly assume controle da Tok&Stok com plano de sinergias e reestruturação financeira

Banco Central comunica vazamento de dados de clientes da Caixa