EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Após a decisão de André Esteves de deixar o cargo de Global Head FICC (Fixed Income, Currencies and Commodities) do UBS, o banco suíço comunicou nesta quarta-feira que Jerker Johansson assumirá o posto.
Esteves dará assessoria a Johansson sobre gestão de riscos de posições dentro do Workout Group no FICC. Além disso, atuará como Chairman e CEO do UBS América Latina, que tem sede no Brasil. Esteves chegou a ser o principal acionista do banco Pactual, adquirido pelo banco suíço por 3,1 bilhões de dólares em 2006.
No UBS Investment Bank, Daniel Coleman será o responsável pelo cargo de Global Head of Equities, função que antes era ocupada por John Wall. Outra mudança anunciada pelo banco será na área de renda variável.
A área de renda variável é uma das várias nos Estados Unidos em que o UBS está atrás dos rivais. Desta forma, já anunciou que Philip Lofts e Thomas Daula (ex-Morgan Stanley) farão parte da empresa a partir de junho de 2008. Ambos coordenarão operações de risco.
Além das novas contratações, o UBS anunciou que criará uma nova área, que será responsável pelo monitoramento e controle da exposição geral a riscos.
As mudanças indicam um sinal da recente turbulência no UBS, por isso o banco tem feito contratações em um esforço para se recuperar.