Minhas Finanças

Turistas brasileiros temem ficar sem dinheiro no exterior

Pesquisa da American Express aponta que 62% dos viajantes se preocupam com a forma de transportar dinheiro em viagens internacionais


	Mulher paga contas: Viajantes preferem contar com diversas opções de pagamento
 (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Mulher paga contas: Viajantes preferem contar com diversas opções de pagamento (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2014 às 10h00.

São Paulo - A maioria dos viajantes brasileiros (62%) teme ficar sem dinheiro durante uma viagem ao exterior, segundo pesquisa da administradora de cartões American Express com 1.500 consumidores brasileiros de seu cartão pré-pago para viagens internacionais.

O levantamento mostra que 61% se preocupam em não carregar muito dinheiro em espécie para ter mais segurança. Portanto, 68% afirmam que preferem contar com diversas opções de pagamento quando viajam para outros países.

Além de se preocuparem com taxas ao pagar as compras na viagem, 63% não querem ter o incômodo de ir até um caixa eletrônico para sacar dinheiro. Já 64% dos consumidores preferem que o método de pagamento possa ser usado em mais de uma viagem. 

Dicas

Para especialistas, o planejamento da viagem deve levar em conta todos os meios de pagamentos (conheça os prós, os contras e as indicações de cada um). O viajante deve ficar atento a taxas cobradas em cada um deles. 

Enquanto o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para a compra de dinheiro em espécie é de 0,38%, o imposto é de 6,38% para carregar o cartão pré-pago, o mesmo percentual para as compras nos cartões de débito e de crédito internacionais.

A priorização de um ou outro meio de pagameno deve atender ao perfil do viajante. Se o turista prioriza segurança, deve levar mais dinheiro no cartão.

Se deseja pagar mais barato, deve priorizar o papel-moeda. No entanto, ainda assim deve levar algum dinheiro no cartão pré-pago em caso de roubo ou imprevistos.

É possível adquirir um cartão reserva antes de viajar, que pode ser utilizado caso o cartão pré-pago também seja roubado. 

Acompanhe tudo sobre:American ExpressCartões pré-pagosEmpresasEmpresas americanas

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro