Minhas Finanças

Turistas brasileiros temem ficar sem dinheiro no exterior

Pesquisa da American Express aponta que 62% dos viajantes se preocupam com a forma de transportar dinheiro em viagens internacionais


	Mulher paga contas: Viajantes preferem contar com diversas opções de pagamento
 (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Mulher paga contas: Viajantes preferem contar com diversas opções de pagamento (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2014 às 10h00.

São Paulo - A maioria dos viajantes brasileiros (62%) teme ficar sem dinheiro durante uma viagem ao exterior, segundo pesquisa da administradora de cartões American Express com 1.500 consumidores brasileiros de seu cartão pré-pago para viagens internacionais.

O levantamento mostra que 61% se preocupam em não carregar muito dinheiro em espécie para ter mais segurança. Portanto, 68% afirmam que preferem contar com diversas opções de pagamento quando viajam para outros países.

Além de se preocuparem com taxas ao pagar as compras na viagem, 63% não querem ter o incômodo de ir até um caixa eletrônico para sacar dinheiro. Já 64% dos consumidores preferem que o método de pagamento possa ser usado em mais de uma viagem. 

Dicas

Para especialistas, o planejamento da viagem deve levar em conta todos os meios de pagamentos (conheça os prós, os contras e as indicações de cada um). O viajante deve ficar atento a taxas cobradas em cada um deles. 

Enquanto o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para a compra de dinheiro em espécie é de 0,38%, o imposto é de 6,38% para carregar o cartão pré-pago, o mesmo percentual para as compras nos cartões de débito e de crédito internacionais.

A priorização de um ou outro meio de pagameno deve atender ao perfil do viajante. Se o turista prioriza segurança, deve levar mais dinheiro no cartão.

Se deseja pagar mais barato, deve priorizar o papel-moeda. No entanto, ainda assim deve levar algum dinheiro no cartão pré-pago em caso de roubo ou imprevistos.

É possível adquirir um cartão reserva antes de viajar, que pode ser utilizado caso o cartão pré-pago também seja roubado. 

Acompanhe tudo sobre:American ExpressCartões pré-pagosEmpresasEmpresas americanas

Mais de Minhas Finanças

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio