Minhas Finanças

Tire dúvidas sobre declaração de carros no imposto de renda

Especialistas da IOB Folhamatic tiram dúvidas de internautas sobre a declaração de carros no imposto de renda 2013

Carros (Miguel Riopa/AFP)

Carros (Miguel Riopa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

1. Tenho um carro há muitos anos, desde a época em que eu era isento, mas nunca declarei o bem no meu imposto de renda. Vendi esse carro no ano de 2012 por 18 mil reais e comprei outro, no valor de 42 mil reais. Tive rendimentos tributáveis no valor de 31 mil reais em 2012, então creio que não posso simplesmente declarar o veículo novo. Como faço para corrigir este erro?

Resposta: Retifique as declarações dos cinco últimos exercícios, se for o caso, e inclua o veículo na ficha “Bens e Direitos” e o valor efetivamente pago nas colunas 31/12 de cada ano. Na declaração deste ano, informe na ficha “Bens e Direitos” a venda do veículo, indicando a data da venda, o nome e CPF/CNPJ do comprador e o preço da venda. O campo “Situação em 31.12.2012” não deve ser preenchido.

Em outro item, informe a aquisição do veículo, indicando a data de compra, o nome e CPF/CNPJ do vendedor e as condições de pagamento. No campo “Situação em 31.12.2012” deve ser informado somente o valor pago em 2012.

2. Em outubro de 2012 quitei o leasing do meu carro e a opção de compra foi efetuada na quitação. Em todos os anos declarei, no código 96, o total das 12 parcelas pagas na coluna "Discriminação" e nas colunas "Situação" declarei o valor de 1 real. Desde o início do contrato, paguei 60 parcelas de 764 reais, totalizando 45.840 reais. Como devo declarar nas três colunas da declaração deste ano?

Resposta: No caso de leasing realizado com opção de compra exercida no final do contrato em 2012, utilize o código relativo ao bem, e no campo “Discriminação”, informe os dados do bem e do contratante.

No campo ”Situação em 31/12/2011”, informe os valores pagos até 31/12/2011, para leasing contratado até 2011. No campo ”Situação em 31/12/2012”, informe o valor constante no campo ”Situação em 31/12/2011”, se for o caso, acrescido dos valores pagos em 2012, inclusive o valor residual.

3. Há algum tempo ganhei do meu pai um carro que foi registrado em meu nome. Meu pai o tem declarado como: "Carro adquirido pelo valor X em nome de (dependente)". O problema é que em breve não serei mais dependente e o carro está em meu nome. Como devo declará-lo? A melhor opção seria declarar que recebi uma doação do meu pai?

Resposta: Pela regra, todos os bens do dependente são informados na ficha "Bens e Direitos" do titular da declaração. Seu pai fez tudo certo ao informar o bem como sendo de dependente. Contudo, ao fazer a sua própria declaração, você informará o seu veículo na ficha “Bens e Direitos” e indicará o valor anteriormente declarado por ele. Se o carro foi adquirido ainda em 2012, você informará também o valor na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", na linha 10 (doações). Se o carro já havia sido adquirido antes de 2012, preencha somente os valores nas colunas 31/12/2011 e 31/12/2012.


4. Todos os anos faço a declaração simplificada do IRPF, porém, nesse ano de 2013, estou com algumas dúvidas, pois no ano base de 2012 tive meu carro furtado. A seguradora me indenizou e eu adquiri outro veículo de valor similar ao anterior. Como devo declarar essa alteração? Devo mencionar o furto, consequente indenização e posterior nova aquisição?

Resposta: Com relação ao veículo que foi roubado, na ficha “Bens e Direitos”, informar no campo “Discriminação” o fato e o valor recebido da seguradora. No campo “Situação em 31/12/2012”, deixar “em branco”. Na ficha “Rendimentos Isentos e Não tributáveis” deve ser informada a parcela do valor recebido da seguradora que exceder ao valor pelo qual o bem roubado esteja declarado, se for o caso.

Quanto ao veículo adquirido, informar no campo “Discriminação” o valor recebido da seguradora e, no campo ”Situação em 31/12/2012”, o valor de aquisição. Essa operação não prejudica sua escolha entre o desconto simplificado e as deduções legais, conforme seu critério.

5. Minha esposa é minha dependente no IR e não exerce trabalho remunerado. Comprei um carro e dei-lhe de presente. Ela é obrigada a fazer declaração isenta informando algo sobre o automóvel? E na minha declaração, devo informar algo referente a este presente?

Resposta: São considerados bens e direitos comuns aqueles resultantes de casamento em regime de comunhão total, os adquiridos na constância de casamento em regime de comunhão parcial, independentemente do nome sob o qual estejam registrados. Informe na ficha "Bens e Direitos" a totalidade dos bens do casal.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosImposto de Renda 2020ImpostosLeãoLeasingVeículos

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões