EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O presidente do banco Goldman Sachs, John Thain, será o novo executivo-chefe da Bolsa de Valores de Nova York. Ele assumirá o cargo em 15 de janeiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/12), pelo presidente interino da Bolsa, John Reed.
Thain, 48 anos, tornou-se presidente do Goldman Sachs em janeiro de 1999. Seu salário anual na bolsa será de 4 milhões de dólares, bem inferior ao que ganharia se permanecesse no banco. Segundo o The Wall Street Jounal, em 2002, ele recebeu 6,4 milhões de dólares, sem incluir suas opções de ações. Em 2001, havia recebido 10,5 milhões.
No último mês de setembro, o então presidente da Bolsa de Nova York, Richard Grasso, foi forçado a demitir-se do cargo depois que veio a público que sua remuneração anual chegava a 140 milhões de dólares.
O anúncio da indicação de Thain ocorre um dia após a Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM americana, votar a favor de reformas na bolsa nova-iorquina, entre elas, a separação dos cargos de presidente e de executivo-chefe, para evitar concentração de poder.
John Reed disse nesta quinta-feira que permanecerá como presidente interino da Bolsa de Valores de Nova Iorque até que seja escolhido alguém para assumir o cargo definitivamente. Ele disse que não pretende continuar como presidente, mas afirmou que gostaria de permanecer no conselho, caso lhe fosse solicitado e isso fosse considerado apropriado. O novo executivo-chefe, John Thain, disse que gostaria que ele continuasse no conselho.