EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O banco Nossa Caixa, do estado de São Paulo, realizou na sexta-feira (16/1), a primeira emissão de recursos internacionais desde sua fundação em 1917.
A Nossa Caixa captou 100 milhões de dólares em um eurobônus de dois anos, pagando juros nominais de 3,875% ao ano e cupom (juros na emissão) de 4% ao ano. Como os títulos foram vendidos a 99,762% do seu valor de face, os juros pagos pela Caixa serão levemente superiores aos que constam na emissão.
O lançamento foi coordenado pelo banco suíço UBS, com co-participação do Unibanco. A classificação de risco da agência americana Moody s é Ba3, em linha com a de outros bancos brasileiros de grande porte.
Rubens Sardenberg, vice-presidente de finanças do banco, disse que a intenção da Caixa é usar os recursos para operações de crédito indexadas ao dólar. Vamos repassar esses recursos para empréstimos com garantia em transações de comércio exterior, por exemplo.
A meta da Nossa Caixa é captar até 1 bilhão de dólares em recursos no mercado internacional, mas ainda não há prazo para essas captações. Vai depender do apetite do mercado , diz Sardenberg.