EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Banco Central (BC) divulgou na tarde desta sexta-feira (23/1) nota oficial explicando os procedimentos para a recompra do chamado bônus Brady, série de títulos emitida em 1994 após a renegociação da dívida externa e que inclui C-Bonds, o principal papel da dívida brasileira no mercado internacional.
Os títulos ganharam o apelido de Bradies porque fazem parte do programa de reestruturação da dívida externa da América Latina arquitetado nos anos 80 por Nicholas Brady, então secretário do Tesouro americano. Os Bradies representam hoje cerca de 20% da dívida externa em títulos, explica o comunicado do BC.
O Banco Central não confirma na nota a recompra e a assessoria de imprensa da instituição negou que a operação estivesse definida. Mas o comunicado explica que se o Brasil vier a fazer a operação no mês de abril, um dos prazos permitidos, terá até o dia 15 de fevereiro para informar os donos dos títulos.
Para o mercado, o comunicado sem razão de ser foi interpretado como um gesto de transparência : o BC estaria avisando que analisa a possibilidade de recomprar os papéis e também explicando as regras e os prazos em que poderia efetuar a operação. Desde o deste mês, quando o C-Bond foi negociado pela primeira vez acima do seu valor de face, os analistas avaliam que chegou o momento oportuno para o Brasil resgatar os papéis.