Minhas Finanças

Site mostra casas de câmbio com a melhor cotação do dólar

Jooin reúne taxas de cerca de 50 casas de câmbio que são atualizadas frequentemente e mostra qual cobra o menor preço para compra do dólar


	Dólares: Jooin reúne taxas de cerca de 50 casas de câmbio que são atualizadas frequentemente
 (thinkstock)

Dólares: Jooin reúne taxas de cerca de 50 casas de câmbio que são atualizadas frequentemente (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2015 às 07h47.

São Paulo - Após o dólar chegar ao maior valor em 12 anos, a cotação de 3,40 reais, a moeda americana continua a oscilar diante das incertezas da economia nacional. Para ajudar turistas que já têm viagem marcada ao exterior a economizar, o Jooin mostra em quais casas de câmbio a cotação da moeda americana é mais barata ao divulgar um ranking de taxas que são atualizadas constantemente.

O site reúne preços para compra de moedas estrangeiras cobrados por 50 corretoras de câmbio e agências de turismo que atuam como correspondentes das instituições financeiras na venda de moeda estrangeira, localizadas principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Além do dólar americano, é possível pesquisar qual casa de câmbio oferece o melhor preço para a compra do euro, da libra ou do peso argentino.

Para isso, basta que o usuário informe em qual estado vive, a moeda que deseja comprar e se quer adquirir dinheiro em espécie ou carregar o valor no cartão pré-pago.

Ao preencher esses dados, o Jooin divulga ao usuário as cotações do dólar turismo, já com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incluído no valor, cobrada por cada instituição financeira. O site também mostra qual foi a última vez em que cada taxa foi atualizada.

Cotações que são divulgadas nos sites das corretoras são atualizadas pelo próprio Jooin de cinco em cinco minutos. Já as taxas de casas de câmbio que não divulgam a cotação da moeda pela internet são atualizadas pelas próprias instituições financeiras no site.

Pesquisa mais rápida

O Jooin foi criado em dezembro do ano passado pelo analista de sistemas Claudio Escudero, que sentia dificuldade em comparar cotações de moedas estrangeira de forma rápida e atualizada. Como verificou que muitas corretoras já divulgavam e atualizavam suas taxas pela internet, resolveu reunir as informações em um mesmo lugar para facilitar o monitoramento dos preços.

O Banco Central divulga em seu site um ranking do Valor Efetivo Total (VET) para compra de moedas estrangeiras em corretoras de câmbio. No entanto, os valores são defasados e se referem a uma média das operações realizadas por cada corretora no mês anterior à publicação da lista.

Além disso, o VET não inclui na listagem as correspondentes das instituições financeiras que também estão autorizadas a vender as moedas, e permite apenas a pesquisa de valores cobrados para a compra do euro e do dólar.

Scudero recomenda que os usuários do site sempre confirmem o valor das taxas divulgadas pelo site nas casas de câmbio. "A listagem é apenas um indicativo, já que a cotação da moeda pode deixar de ser atualizada por falhas de conexões ou alta oscilação em curto período de tempo, por exemplo” (vai viajar? veja se é hora de comprar dólar).

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCorretorasDólarInternetMoedasorcamento-pessoalrenda-pessoalSitesViagensviagens-pessoais

Mais de Minhas Finanças

Proclamação da República: veja o funcionamento dos bancos nesta sexta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quarta-feira

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões