Minhas Finanças

Não acompanhou a chuva de recalls? Veja como se atualizar

Site do Procon permite pesquisar recalls de carros e outros produtos e filtrar a busca por marca e modelo


	Honda Fit: Modelo da Honda foi um dos veículos convocados para recall neste ano
 (Divulgação/Assessoria de imprensa Honda)

Honda Fit: Modelo da Honda foi um dos veículos convocados para recall neste ano (Divulgação/Assessoria de imprensa Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2015 às 07h00.

São Paulo - Um recall é anunciado quando um produto ou serviço apresenta um defeito que pode colocar o consumidor em risco. Para resolver o problema, fornecedores solicitam que os proprietários apresentem o bem em questão para que seja realizado o reparo.

Deveria ser algo raro, mas apenas entre janeiro e julho deste ano foram convocados 70 recalls de veículos, que atingiram nada menos que 1.847.524 carros.

Os dados são da Fundação Procon-SP e revelam que nos primeiros sete meses do ano houve um aumento de 130% no número de automóveis envolvidos e de 40% no número de campanhas realizadas em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 47 campanhas, envolvendo 802.688 veículos. 

No fim de julho, por exemplo, a Honda convocou o maior recall da história da montadora, que envolveu quase 480 mil carros. Logo em seguida, a Ford também anunciou um recall que incluiu 215 mil carros.

São números que assustam, principalmente se você anda dirigindo seu carro por aí alheio a essas notícias.

Mas, se você teme que seu carro esteja entre os premiados sem que você tenha notado, é possível tirar essa dúvida facilmente no site do Procon. A entidade disponibiliza para consulta uma ferramenta que mostra todos recalls anunciados no país desde 2002.

Basta acessar o banco de dados de recalls do Procon e fazer a busca pelo nome do fornecedor, marca ou modelo do produto.

Ao digitar a marca pesquisada, como Honda, e clicar em "busca" a ferramenta lista todos os recalls da marca. Para selecionar um deles, o usuário deve então clicar no ícone que aparece abaixo da coluna "Texto Completo e Dados da Campanha".

Assim, o site apresenta um texto com as informações completas do recall, que explica, por exemplo, qual foi o defeito detectado, como proceder para realizar o reparo e quais foram os números de série afetados, como os chassis, no caso dos carros.

Ao acessar a ferramenta, também é possível fazer uma busca pelos recalls mais recentes, clicando no ícone "últimas dez campanhas".

Campeãs de defeitos

De acordo com o Procon, neste ano, as montadoras que mais realizaram campanhas foram: Volkswagen, com sete recalls; Jeep e Yamaha, com seis cada uma; Ford e Land Rover, que anunciaram cinco campanhas; e Chevrolet, Audi e BMW, que convocaram quatro recalls. No fim da lista aparece a Ferrari, que registrou o recall de apenas um veículo. 

Entre janeiro de 2002 e julho de 2015, foram registradas 883 campanhas no Brasil e a Chevrolet foi a empresa que mais convocou recalls com um total de 56 campanhas.

Direto do consumidor

O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.

Assim, o fornecedor que verificar algum defeito após a venda do produto ou serviço no mercado, deve comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.

Segundo o Procon, qualquer pessoa pode comunicar o fornecedor e órgãos de defesa do consumidor sobre acidentes de consumo.

Uma vez detectado o problema, a empresa é obrigada a divulgar amplamente o recall, anunciando a campanha em mídias de grande circulação.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosdireito-do-consumidorProconRecallVeículos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro