Minhas Finanças

Seu Facebook pode dizer se você merece um empréstimo ou não

Com nova patente da rede, seu acesso a crédito poderá ser determinado pela análise da vida financeira dos seus amigos


	Mark Zuckerberg: sem um anúncio oficial, nos resta a dúvida (as dívidas) e a sensação de estarmos sendo vigiados
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Mark Zuckerberg: sem um anúncio oficial, nos resta a dúvida (as dívidas) e a sensação de estarmos sendo vigiados (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 08h47.

São Paulo - O Facebook registrou uma patente que melhora os resultados das buscas e torna o seu filtro mais efetivo contra spam e conteúdos ofensivos.

Parece bom, né? Mas ela também pode fazer você pensar duas vezes antes de adicionar alguém à sua lista de amigos na rede social.

Com a novidade, instituições financeiras teriam acesso aos seus dados e de seus contatos para decidir se você pode ou não receber crédito. Sim, é tão invasivo quanto parece ser.

O recurso permite que seja feita uma análise de crédito dos seus amigos do Facebook, e se a média deles atingir um certo número, o seu pedido vai para a frente. Se não, pode esquecer.

Segundo o próprio registro da patente: "Quando uma pessoa solicitar um empréstimo, o potencial credor examina os membros que estejam conectados a ele na rede social. Se a avaliação de crédito dos amigos atingir uma nota mínima, o credor continua o processo de pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado".

Mas antes de começar a deletar todos os amigos caloteiros da sua lista, saiba que nada é certo ainda. O Facebook ainda não implementou essa função da patente - e pode ser que jamais implemente. Sem um anúncio oficial, nos resta a dúvida (as dívidas) e a sensação de estarmos sendo vigiados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEmpréstimosFacebookInternetRedes sociais

Mais de Minhas Finanças

IPVA 2024: 42% dos motoristas ainda não pagaram imposto

Nota Fiscal Paulista libera R$ 46 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões