Minhas Finanças

Serasa ajuda consumidor a não passar sufoco na Rio 2016

Junto com a Abradecont, órgão cria Guia das Olimpíadas, site com orientações, dicas e telefones importantes para quem vai curtir o evento


	Rio 2016: É preciso ficar atento para evitar fraudes durante o evento esportivo
 (Ricardo Moraes / Reuters)

Rio 2016: É preciso ficar atento para evitar fraudes durante o evento esportivo (Ricardo Moraes / Reuters)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 18 de julho de 2016 às 16h11.

São Paulo - A menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o SerasaConsumidor e a Abradecont (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador) lançaram um serviço online para ajudar o consumidor a não passar sufoco durante o evento.

O Guia das Olimpíadas é um site que traz uma série de informações para ajudar o consumidor a conhecer seus direitos e deveres durante o evento esportivo. Ele disponibiliza normas constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei Olímpica e no Estatuto do Idoso.

Há um alerta para evitar fraudes, tanto na compra de ingressos como na hora de contratar hospedagem ou transporte. "Desconfie de ingressos repassados por terceiros. Eles podem ser falsos, mesmo que a pessoa que os repassou não tenha ciência disso", orienta, por exemplo, o site.

Segundo os especialistas, é preciso redobrar a atenção ao uso de cartões de crédito e documentos pessoais, pois quase a metade dos brasileiros já sofreu algum tipo de fraude com cartões

O Guia também disponibiliza telefones importantes em caso de perda de documentos ou roubo. Sobre a hospedagem, o site mostra com o que se preocupar se você for ficar em um hotel, hostel ou em um imóvel alugado —lembrando que os preços podem estar bem "salgados" a esta altura do campeonato, mas ainda há opções mais em conta.

Quando for lidar com o dinheiro, evite sacar grandes quantias em lugares afastados ou em horários com pouca circulação de pessoas. "Procure agências bancárias em horário comercial, com a presença de seguranças. Quando for realizar um pagamento ou efetuar saques, confira o valor antes de digitar a senha e guarde sua via do recibo", orientam os especialistas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasConsumidoresdireito-do-consumidorEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de JaneiroSerasa Experian

Mais de Minhas Finanças

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio