Minhas Finanças

Semana da Educação Financeira oferece cursos gratuitos

Semana de Educação Financeira é boa oportunidade para ampliar conhecimentos sobre finanças e investimentos, e o melhor, de graça


	Cofrinho: Semana Enef reúne iniciativas com diversos formatos, como cursos, palestras, sites e vídeos
 (Thinkstock/Hemera Technologies)

Cofrinho: Semana Enef reúne iniciativas com diversos formatos, como cursos, palestras, sites e vídeos (Thinkstock/Hemera Technologies)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2016 às 11h01.

São Paulo - Começa na semana que vem, no dia 16, a 3º Semana Nacional de Educação Financeira (Enef). O evento inclui diversas ações, como palestras, cursos e gincanas, que serão promovidas em diferentes regiões do país.

A maior parte dos eventos da Semana Enef é gratuita, mas alguns deles podem ser voltados a grupos específicos e fechados para o público em geral.

Segundo os organizadores, o objetivo da Enef é conscientizar os brasileiros para que eles façam melhor uso do dinheiro, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e para a maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional.

O evento é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que é composto pelos Ministérios da Educação, Fazenda, Justiça e Previdência, além de entidades como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central, a BM&FBovespa, entre outras.

A programação completa da Semana Enef e outras informações podem ser consultadas no site do evento

Destaques

A abertura da Semana Enef acontece em Brasília, no dia 16, às 14h30, e será transmitida ao vivo por meio de um canal do Youtube (acesse aqui).

Participam do evento de abertura: Luiz Cláudio Costa, Secretário-Executivo do Ministério da Educação, que falará sobre a inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular; a Maurício de Sousa Produções, que apresentará o Projeto Consumo Consciente com a Turma da Mônica; e o economista Samy Dana, que ministrará palestra sobre irracionalidade na tomada de decisões financeiras.

Entre os destaques da programação estão alguns cursos gratuitos da BM&FBovespa. Na quinta-feira, 19, e no sábado, 21, será ministrado das 9h às 15h o curso "Como Investir em Ações"; na quarta, dia 18, acontece das 9h às 16h, o curso Finanças Pessoais Master; e ao longo da semana serão promovidas visitas guiadas à bolsa, no espaço onde ficava o antigo pregão. 

A bolsa também realiza, no dia 19, às 9h30, um evento sobre o comportamento do investidor brasileiro, em conjunto com a BlackRock, uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo. As inscrições para os eventos da bolsa podem ser feitas no site do Instituto Educacional da BM&FBovespa.

Outro destaque da programação é a palestra online sobre planejamento financeiro promovida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), no dia 17 de maio, às 19h30. 

Ainda que alguns cursos e palestras estejam em destaque, vale destacar que ao consultar a programação completa do evento no site da Semana Enef, é possível encontrar diversas outras inciativas que fazem parte do evento, e possuem outros formatos. Entre elas podem ser mencionados vídeos, documentos, jogos, sites e oficinas sobre diferentes temas dentro do campo da educação financeira.

Educação financeira

A Semana Nacional de Educação Financeira faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que foi criada em 2010 como uma política do governo para contribuir para o fortalecimento da cidadania apoiar e criar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais conscientes.

A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e somou mais de 170 eventos em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram realizados mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Cursoscursos-onlineeducacao-financeiraEventos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro