Invest

Saque-aniversário do FGTS: nascidos em maio já podem sacar o dinheiro

Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque

FGTS: o saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

FGTS: o saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 6 de maio de 2022 às 10h20.

Última atualização em 30 de maio de 2022 às 16h29.

A Caixa iniciou no começo desse mês o pagamento do saque-aniversário para os trabalhadores nascidos em maio que optaram por essa modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para ter direito ao saque-aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção pela modalidade a qualquer momento pelos canais disponibilizados pela Caixa: app FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no internet banking da Caixa ou nas agências bancárias.

Os beneficiários podem receber o crédito por meio da conta poupança digital Caixa Tem. É possível, ainda, indicar uma conta em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo, através do app FGTS. Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.

Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, o valor retornará automaticamente para a sua conta vinculada do FGTS.

O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela abaixo:

Saque-aniversário

Sobre o saque-aniversário

O saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador, e é uma alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. O pagamento do saque-aniversário iniciou em abril de 2020.

Desde o início até dezembro de 2021, 17,9 milhões de trabalhadores fizeram adesão à modalidade de saque-aniversário e já sacaram R$ 21,1 bilhões, incluindo os valores repassados às instituições financeiras em razão da contratação, por parte de alguns trabalhadores, de antecipação do saque junto a essas instituições.

Acompanhe tudo sobre:DinheiroCaixaFGTS

Mais de Invest

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump

Bolsa argentina fecha em alta de quase 22% no 'day after' da eleição