Invest

São Paulo permitirá pagamento online de dívidas de IPVA

Além do tributo sobre veículos podem ser quitadas outras dívidas estaduais, como ICMS e ITCMD e multas

A plataforma permitirá acessar a dívida protestada, gerar o boleto para pagamento ou realizar a operação diretamente pelo site (EXAME/Divulgação)

A plataforma permitirá acessar a dívida protestada, gerar o boleto para pagamento ou realizar a operação diretamente pelo site (EXAME/Divulgação)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 7 de maio de 2021 às 17h48.

A partir de segunda-feira, 10, quem tiver uma dívida estadual protestada, entre elas o IPVA, poderá quitar os débitos e fazer o cancelamento do protesto em cartório online.

A medida atinge 5,4 milhões de títulos não pagos e protestados pelo governo do Estado de São Paulo, sendo que 95% - mais de 5,2 milhões - são relativos ao não pagamento de IPVAs.

As dívidas tiram o seu sono e você não sabe por onde começar a se organizar? A EXAME Academy mostra o caminho

Além do tributo sobre veículos, podem ser quitadas outras dívidas estaduais, como ICMS e ITCMD, multas e débitos relativos a processos judiciais.

A plataforma permitirá acessar a dívida protestada com os encargos legais e gerar o boleto para pagamento. Também é possível realizar a operação diretamente pelo site.

Antes da portaria publicada no Diário Oficial do Estado quem tinha dívida protestada deveria primeiro quitar a dívida com o Governo Estadual, esperar seis dias úteis e depois comparecer ao cartório para cancelar o protesto. Com o novo procedimento, o débito é pago e o protesto é cancelado automaticamente após a confirmação do pagamento da dívida.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Na mesma plataforma também é possível realizar consultas gratuitas de protesto, requerer cancelamentos com as autorizações do credor, fazer pedidos de certidão, enviar eletronicamente títulos a cartório e emitir declarações de anuência ao devedor.

Em 2019, os cartórios de protesto firmaram uma parceria similar com a Procuradoria-Geral do Município de São Paulo, permitindo o pagamento online de dívidas municipais protestadas também pela plataforma eletrônica.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:Carrosorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalrenda-pessoalIPVADívidas pessoaisGuia de Carros

Mais de Invest

Ibovespa recua e volta aos 141 mil pontos, com exterior e Fiscal em pauta: dólar sobe

Criptoativos, tokens e NFTs: o glossário essencial para entender o universo das criptomoedas

Captação de fundos supera resgates em 2025, mas juros altos reduziram apetite do investidor

Regulamentação de ETFs ativos no Brasil deve entrar na agenda de 2026 da Anbima