Minhas Finanças

Santander quer comprar mais ações de banco americano

Espanhol já tem participação de 25% no Sovereign Bancorp, mas planeja aproveitar crise para ampliá-la

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O banco espanhol Santander informou nesta segunda-feira que mantém “negociações avançadas” para a compra de mais ações do americano Sovereign Bancorp. Há pouco menos de três anos, o Santander já havia adquirido 25% das ações do Sovereign Bancorp por 2,9 bilhões de dólares. Caso se concretize esse aumento de participação, seria a terceira aquisição do Santander em três meses. A instituição tem aproveitado a crise financeira internacional para ir às compras e já adquiriu os britânicos Alliance Leicester e Bradford & Bingley. Outro banco que quase caiu nas mãos do Santander seria o Wachovia – mas quem levou foi o também americano Wells Fargo.

No ano passado, o banco espanhol comprou ativos do holandês ABN Amro no Brasil (Banco Real) e na Itália. O mercado acredita que o Santander foi o único que obteve vantagens com a aquisição do ABN. Seus parceiros no negócio, o Royal Bank of Scotland e o Fortis, passaram a apresentar dificuldades neste ano com as perdas no mercado hipotecário e a crise de confiança no sistema financeiro europeu.

A crise acelerou o processo de consolidação no setor financeiro mundial. O americano Bank of America, por exemplo, comprou a gigante de hipotecas Countrywide e o banco de investimentos Merrill Lynch. O JPMorgan comprou ativos dos americanos Bear Stearns e do Washington Mutual. Já o banco japonês Nomura e o britânico Barclays levaram ativos do quebrado Lehman Brothers.

O Sovereign também enfrenta dificuldades com a crise hipotecária. O banco teve um prejuízo de 1,3 bilhão de dólares no ano passado. Em 2008, a instituição prevê novas perdas e busca compradores para sua carteira de derivativos de hipotecas. O banco tem cerca de 750 agências e 12 mil empregados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena: resultado do concurso 2.890; prêmio é de R$ 25 milhões

João Pedro Nascimento renuncia à presidência da CVM antes do término do mandato

Dólares de Bolsonaro apreendidos: é legal guardar dinheiro em casa?

Mega-Sena não tem acertador; prêmio vai a R$ 25 milhões