Minhas Finanças

Santander lança fundo que ganha com dólar e protege de perda

Fundo de capital protegido é indicado para diversificação


	Dólares e reais: ganho com alta do dólar em fundo será limitado a um retorno acima da taxa de juros
 (Bruno Domingos/Reuters)

Dólares e reais: ganho com alta do dólar em fundo será limitado a um retorno acima da taxa de juros (Bruno Domingos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2014 às 14h18.

São Paulo - O Santander acaba de lançar um fundo de capital protegido que permite ao investidor ganhar com a valorização do dólar, mas sem perder quase nada se a moeda americana se desvalorizar.

Trata-se do Fundo de Capital Protegido Dólar Multimercado, da Santander Asset Management, aberto a qualquer investidor. A aplicação mínima é de 5 mil reais e a taxa de administração é de 2,20% ao ano.

O fundo multimercado aceita aplicações até 29 de maio, e o prazo do investimento é de 12 meses. Segundo o banco, o fundo é destinado a investidores que queiram diversificar seus investimentos.

Os fundos de capital protegido se propõem a fazer operações de risco com uma parte pequena do capital investido e, com o restante dos recursos, fazer operações para proteger o capital, como compra de títulos públicos e negociação de derivativos.

Essa proteção do capital - o chamado hedge - garante que, caso as operações de risco apresentem perdas, o investidor possa recuperar parte ou a totalidade do capital investido inicialmente, dependendo do perfil do fundo. Na ponta de risco, o investimento também varia, dependendo do tipo de fundo - podem ser ações, ouro, moedas ou mesmo índices de bolsa, por exemplo.

A desvantagem é que, assim como as perdas são limitadas, os ganhos com as altas dos ativos de riscos também são limitados.

No caso do fundo multimercado do Santander, se o dólar se valorizar em relação ao real no período, o investidor ganhará 100% da alta do dólar, limitado a um retorno nominal acima da taxa de juros CDI projetada para o prazo da operação do fundo. Essa taxa só será definida quando o fundo começar a operar.

Caso o dólar apresente desvalorização ao fim do prazo do investimento, porém, o investidor terá direito de resgatar seu saldo no fundo em 2 de junho de 2014, descontadas taxas e impostos.

Vídeo: Como funcionam os fundos multimercados?

[videos-abril id="40fab94c46bd948cb4212329ec7e8fa4" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasBancosCâmbioCDIDólarEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasFundos de investimentofundos-multimercadosMercado financeiroMoedasrenda-variavelSantander

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta

Pagamento do Bolsa Família de setembro começa nesta quarta-feira; veja as datas

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 82 milhões na poupança