EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A agência de classificação de risco Standard&Poor s (S&P) elevou, nesta segunda-feira (20/9), o rating de nove bancos brasileiros de B+ para BB-. A revisão refere-se apenas às carteiras de crédito de longo prazo em moeda estrangeira das instituições. O rating da carteira de crédito em moeda local e dos empréstimos de curto prazo em moeda estrangeira foram mantidos.
Os bancos que tiveram sua nota aumentada pela S&P, hoje, foram: Banco do Brasil, Citibank, Banespa, Itaú, Santander, Santander Meridional, Votorantim, HSBC e Unibanco. Segundo a agência, a alteração foi uma conseqüência do aumento da nota dos títulos da dívida externa brasileira, na semana passada. A revisão do rating desses bancos era dificultada pela situação dos títulos públicos.
Na semana passada, a S&P elevou a nota dos títulos da dívida externa brasileira. A classificação dos papéis de longo prazo, em moeda estrangeira, passaram de B+ para BB-. Na ocasião, a agência também melhorou a avaliação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), também ligados ao governo. Esta foi a segunda vez, em setembro, que a nota dos títulos brasileiros subiu. No dia 9, outra agência de risco, a Moody s, já havia revisto a situação do país.