EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O leilão de recompra das ações da Arcelor Brasil, realizado nesta segunda-feira (4/6) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), contou com a adesão de minoritários que representam cerca de 90% das ações em circulação. O cálculo final será divulgado pela Arcelor Brasil nesta terça-feira (5/6). A operação movimentou 10,310 bilhões de reais, de acordo com comunicado da Bovespa.
Cerca de 213,176 milhões de ações ordinárias da Arcelor Brasil em circulação. Do total, 191,325 milhões foram compradas pela Mittal Steel no leilão de hoje, em 1.901 negócios realizados. A transação cumpriu as expectativas dos analistas, que previam uma forte adesão à oferta. A Arcelor contava com mais de 13.000 minoritários, mas com forte concentração de papéis. Os 1.000 maiores detinham cerca de 99% das ações.
Ainda não se sabe se a oferta de recompra continuará a vigorar por mais três meses, pois o cálculo final pode apontar uma adesão superior a 95% - condição necessária para que a empresa recompre compulsoriamente as ações restantes. Se a adesão ficar abaixo de 95%, a oferta permanecerá em vigor até setembro. Neste caso, os investidores que não participaram do leilão, mas estão interessados em vender seus papéis, poderão fazê-lo apenas mediante a opção de pagamento em dinheiro.
Segundo o comunicado da Bovespa, como a adesão superou os dois terços, já há condições para que a Arcelor Brasil cancele seu registro de companhia aberta na bolsa.