Minhas Finanças

Receita libera na segunda consulta ao 1º lote da restituição do IRPF

Nesse primeiro lote, estarão contemplados os contribuintes idosos e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave

Imposto de Renda: a Receita Federal libera, na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição (Buellom/Thinkstock)

Imposto de Renda: a Receita Federal libera, na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição (Buellom/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de junho de 2019 às 15h34.

Brasília - A Receita Federal libera, na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote contempla ainda restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Segundo a Receita, 2,5 milhões de contribuintes terão direito à restituição que será creditada no dia 17 de junho, totalizando o valor de R$ 5,1 bilhões. Nesse primeiro lote, estarão contemplados os contribuintes idosos e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

O valor da restituição estará corrigido, em 1,54% relativo à taxa Selic de maio a junho de 2019.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (receita.economia.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146.

A restituição do IRPF ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerer por meio da internet, mediante o formulário eletrônico "Pedido de pagamento de restituição".

Acompanhe tudo sobre:DinheiroImposto de Renda 2020receita-federal

Mais de Minhas Finanças

Greve afeta Tesouro Direto: posso resgatar dinheiro já aplicado? Vou ter prejuízo?

Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o Tesouro; veja como sacar nos próximos dias

Receita Federal permite atualização de imóveis com alíquotas reduzidas