Invest

Receita Federal alerta sobre golpes aplicados via internet

Em nota, o fisco informa que os estelionatários responsáveis por esses golpes de e-commerce usam anúncios pagos para enganar os consumidores

Receita Federal: o fisco esclarece que nem ela nem as alfândegas comercializam qualquer tipo de mercadoria (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Receita Federal: o fisco esclarece que nem ela nem as alfândegas comercializam qualquer tipo de mercadoria (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de julho de 2022 às 10h04.

A Receita Federal divulgou um alerta sobre golpes que têm sido aplicados via internet, nos quais o nome da Receita e de suas alfândegas têm sido usados em anúncios de vendas de produtos a preços muito abaixo do mercado.

Em nota, o fisco informa que os estelionatários responsáveis por esses golpes de e-commerce usam de anúncios pagos para enganar os consumidores.

No conteúdo de falsas propagandas, os criminosos “usam de forma ilícita o nome das unidades da Receita Federal responsáveis pelas atividades de controle aduaneiro” (as alfândegas), na tentativa de simular veracidade na aplicação do golpe, informa.

A Receita Federal esclarece que nem ela nem as alfândegas comercializam qualquer tipo de mercadoria. “Essas unidades são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação ao cidadão e as relativas ao combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, inclusive à contrafação, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observadas as competências específicas de outros órgãos”.

LEIA TAMBÉM: 

Receita deve liberar consulta ao terceiro lote do IR nesta semana

Educação financeira infantil: 5 contas bancárias digitais para crianças e adolescentes

Acompanhe tudo sobre:AppsReceita Federal

Mais de Invest

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana

Dólar fecha semana de 'shutdown' estável, em R$ 5,33