Invest

Receita alerta sobre novo golpe relacionado à regularização do CPF

Contribuintes, independentemente de sua situação no CPF, têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão em situação irregular junto à Receita

Receita: mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Receita: mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 22 de junho de 2022 às 10h43.

A Receita Federal alerta sobre golpes sendo praticados por criminosos relacionados à regularização do no Cadastro de Pessoas Físicas. De acordo com o órgão, vários contribuintes, independentemente de sua situação no CPF, têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão em situação irregular junto à Receita. Essas mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF.

“A forma de abordar as pessoas, que muitas vezes nem necessitam de regularização, identificando-se como "Receita" e utilizando o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional, leva a acreditarem que estão tratando com um órgão oficial do governo federal, o que é falso”, disse a Receita.

Há casos de contribuintes que, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado, ou pior, que havia pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275,00, de nada serviu.

Houve relato de um contribuinte que pagou a taxa, o serviço não foi executado e ele procurou a instituição. Ao fazer a pesquisa, a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa teria afirmado para ele que a retificação custaria mais R$ 170.

A Receita Federal esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), e que os alertas enviados não possuem link de acesso. Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção "Meu CPF", em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema

Acompanhe tudo sobre:crimes-digitaisreceita-federal

Mais de Invest

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

O que é circuit breaker? Entenda e relembre as ‘paradas’ da bolsa brasileira

15 ideias de fazer renda extra pela Internet

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas