São Paulo - A partir das 9h desta quarta-feira (07) a Receita Federal abre a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2015.
Também estão incluídas neste lote as restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2014 que estavam na malha fina.
Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita na Internet e informar o seu CPF, o ano da declaração que você deseja consultar, e o código de segurança. A página que se abrirá em seguida informará se a sua restituição será liberada neste lote, ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a sua restituição deve ficar para os próximos lotes.
O contribuinte também pode checar se está enquadrado neste lote ligando para o Receitafone, pelo número 146.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, por meio Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
O depósito das restituições, para quem tiver Imposto de Renda a receber, será realizado no dia 15 de outubro, na próxima quinta-feira.
No total, 1.233.245 contribuintes receberão restituições referentes à declaração de 2015 neste lote. Ao considerar também as restituições das declarações anteriores, que estavam na malha fina, 1.264.493 pessoas serão contempladas no quinto lote, totalizando mais de 1,5 bilhão de reais em créditos.
Caso o valor não seja creditado em sua conta corrente, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Veja, na tabela a seguir, os valores liberados e a correção aplicada em cada ano:
Fonte: Receita Federal
-
1. O que está entre você e sua chance de enriquecer
zoom_out_map
1/15 (Rasica/Thinkstock)
São Paulo - Conseguir o status de milionário não é nada fácil. Quem chegou lá pelo próprio esforço diria que uma das chaves para o
sucesso seria trabalhar muito com algo que lhe dê prazer. Mas, o que muitos não falam é o perigo do medo. Ele está lá, e quando menos percebemos, ele arranca as nossas oportunidades de fazer mais
dinheiro. Em um artigo publicado no Business Insider, estes são os principais medos que afastam as pessoas de enriquecerem. Será que você está minando suas chances de sair da pindaíba? Veja:
-
2. 1. Você não quer desistir de coisas supérfluas
zoom_out_map
2/15 (Getty Images)
O que é necessidade? Isso soa como uma pergunta fácil de responder, mas muitas pessoas não querem deixar de ter pequenos "luxos" do dia a dia. "É incrível como eu vejo pessoas que pensam que manicures, paisagistas e empregados domésticos são uma necessidade", disse o consultor financeiro Michael Chadwick.
-
3. 2. Seu pensamento é negativo
zoom_out_map
3/15 (Stock.xchng)
Ao longo da vida, as pessoas guardam frustrações, medos e derrotas. E isso as impedem de ir além, de arriscar mais vezes -- seja em investimentos ou em novas oportunidades na carreira. "É preciso compreender sua mente como um jardim: arrancar sementes do medo, da frustração e das derrotas. Assim você poderá plantar e colher bons frutos."
-
4. 3. Você aposta em jogos de azar
zoom_out_map
4/15 (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)
As probabilidades de ganhar na Mega-Sena são mínimas. Você se espantaria se somasse tudo o que já gastou nestes jogos durante os anos. Será mesmo que esta é a melhor alternativa para enriquecer? O medo de investir em algo que exija mais conhecimento, mais estudo e tempo está tirando as reais chances de ter uma boa renda. Mesmo que você ganhasse em um destes jogos de azar, um estudo dos Estados Unidos mostra que 70% dos ganhadores de loterias acabam quebrando alguns anos depois. Isso porque eles não têm a base de uma vida financeira saudável: a educação financeira.
-
5. 4. Você reluta para encontrar um sócio para lançar sua ideia
zoom_out_map
5/15 (plustwentyseven/Thinkstock)
Você tem medo de achar um sócio ruim, que não te ajude ou que te dê dor de cabeça. Segundo o artigo do Business Insider, se você tem medo de construir uma equipe, precisa considerar esta ideia. Bill Gates, da Microsoft, precisou de Paul Allen. Steve Jobs, da Apple, precisou de Steve Wozniak. Larry Page e Sergey Brin lançaram o Google juntos. Ninguém pode negar que estas empresas vão muito bem.
-
6. 5. Você tem medo de falhar
zoom_out_map
6/15 (Thinkstock/chochowy)
Todos têm medo de errar, mas entender o motivo deste medo é primordial. Para a terapeuta Cherilynn M. Veland, só é possível vencer o medo quando encará-lo de frente, em vez de carregá-lo inconscientemente. Só quando saber o que te faz ter medo, você saberá como enfrentá-lo.
-
7. 6. Você prefere não chamar atenção
zoom_out_map
7/15 (Wikimedia Commons)
É claro que o dinheiro pode inspirar inveja ou ciúmes dos concorrentes, colegas de trabalho e até de amigos e parentes. Mas se arriscar faz parte. "Como diria o provérbio: 'Quem não arrisca, não petisca'", disse Dave Yeske, diretor de uma gestora nos EUA.
-
8. 7. Você está se auto-sabotando
zoom_out_map
8/15 (Thinkstock)
É difícil acreditar que as pessoas se auto-sabotam, mas para Veland, isso é bem normal para quem está neste caminho. "Para alguns, atingir o auge do sucesso pode provocar temores do tipo: 'o que vem depois'? Se isso acontecer com você, lembre-se de ter apoio de seus amigos, da família, ou mesmo de um terapeuta ou de profissionais que te ajudem a dividir o trabalho."
-
9. 8. Você morre de medo da rejeição
zoom_out_map
9/15 (Wavebreakmedia Ltd/ Thinkstock)
"Eu conheço muitas pessoas com grandes propostas de projeto que nunca chegaram a lugar nenhum porque elas nunca foram confiantes o bastante para apenas apresentá-las", disse Yeske. Então, se você tem medo de perder tudo o que tem, repense: você provavelmente tem nada a perder.
-
10. 9. Você tem medo do novo
zoom_out_map
10/15 (Reprodução)
As oportunidades não vão simplesmente cair no seu colo. Se você não souber inovar, ir atrás de novidades, você vai ficar para trás.
-
11. 10. Você acredita cegamente nas crenças de sua família
zoom_out_map
11/15 (Thinkstock)
Enquanto alguns pais ensinam educação financeira aos seus filhos, outros acabam amarrando uma corda em torno dos seus sonhos. "As famílias passam uma infinidade de julgamentos, ideias e crenças sobre dinheiro. Certifique-se de que suas atitudes estão alinhadas com a realidade -- não em medos e traumas do passado", sugere Veland.
-
12. 11. Você não define metas para seus objetivos
zoom_out_map
12/15 (Thinkstock)
Alcançar a riqueza é um objetivo, mas você sabe o passo a passo para chegar à ela? Ou vê a "riqueza" como um desejo vago ou que um dia "poderia acontecer"? Enquanto você continuar se recusando a planejar suas finanças, a tomar um tempo para projetar seus gastos e investimentos, este sonho nunca se realizará.
-
13. 12. Você não quer parecer estúpido
zoom_out_map
13/15 (lofilolo/Thinkstock)
O medo de parecer ridículo por não entender bem os termos financeiros precisa ser exterminado. "Na realidade, você pode entender sobre mercado financeiro e investimentos -- você só precisa encontrar alguém que fale sua língua. Leia livros sobre investimentos que são simples e fáceis de entender", conta Veland.
-
14. 13. Você não quer perder seus seriados favoritos - todos eles
zoom_out_map
14/15 (Reprodução)
Tudo bem você ser fã de seriados. Mas passar horas e mais horas navegando na Netflix é um erro. Imagina passar anos reservando todo seu tempo livre para a diversão e não ter qualquer investimento, dinheiro na poupança ou um planejamento de carreira. Ter um tempo para se dedicar à sua vida financeira é preciso.
-
15. Agora confira como podem te "passar a perna" no trabalho
zoom_out_map
15/15 (Thinkstock)
Veja aqui as puxadas de tapete mais comuns no mundo do trabalho