Minhas Finanças

Quero ganhar mais dinheiro que na poupança. Onde investir?

Internauta tem 30 mil reais na caderneta de poupança, faz economias todo mês e pergunta onde aplicar os recursos para obter mais rendimentos


	Cofrinho em formato de porco: Títulos públicos e letras de crédito são opções
 (Imaes_of_money/Flickr)

Cofrinho em formato de porco: Títulos públicos e letras de crédito são opções (Imaes_of_money/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 16h05.

Dúvida da internauta: Eu e meu marido temos 30 mil reais na poupança e guardamos 3 mil reais por mês. Onde é melhor investir para obter rendimento maior do que o da poupança?

Resposta de Samy Dana*

Primeiramente, parabéns pela iniciativa de poupar e investir com regularidade.

Considerando que você possui um perfil conservador, os instrumentos financeiros mais interessantes para criar uma poupança no curto e médio prazo são os de renda fixa.

Sugiro investir os 30 mil reais aplicados na caderneta de poupança em Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) ou em Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs); e indico a aplicação dos aportes mensais de 3 mil reais em títulos públicos federais do Tesouro Direto.

A migração dos recursos da caderneta de poupança para as LCIs e LCAs é uma boa alternativa, pois essas aplicações registram, geralmente, retornos superiores à poupança e riscos semelhantes.

É muito importante verificar o porcentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) que as LCIs e LCAs do seu banco estão pagando.

O CDI tem valor próximo ao da taxa básica de juros (Selic) e serve como base para o rendimento de aplicações em renda fixa. Um porcentual razoável de rendimento é em torno de 85% do CDI. 

Importante notar que instituições financeiras de menor porte tendem a oferecer taxas de retorno mais atraentes para aplicações nas letras de crédito quando comparadas aos bancos de grande porte. Portanto, é importante pesquisar.

Em relação aos aportes mensais de 3 mil reais, recomendo a aplicação em dois títulos do Tesouro Direto: a Letra Financeira do Tesouro (LFT) e a Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B).

O primeiro título é bastante conservador, e seu rendimento varia de forma semelhante à Selic. O segundo título rende a inflação calculada pelo IPCA mais juros, o que garante ganho real, ou seja, acima da inflação.

Com essas aplicações você pode obter, atualmente, um retorno de aproximadamente 0,70% ao mês, maior do que o da caderneta de poupança.

O rendimento da poupança é igual em todos os bancos?

[videos-abril id="814f863bb4cd2c66e0d72fb573ea3bb9" showtitle="false"]

(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. 

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasdicas-de-financas-pessoaisImigraçãoLCALCIPoupançarenda-fixaTesouro Direto

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões