Invest

Quer saber qual empresa consultou seu CPF? Serasa tem ferramenta gratuita

A consulta ao CPF do consumidor é muito comum em caso de concessão de crédito

CPF: ferramenta da Serasa é gratuita e disponibiliza lista de empresas que realizaram a consulta nos últimos 24 meses (Oscar Wong/Moment/Getty Images)

CPF: ferramenta da Serasa é gratuita e disponibiliza lista de empresas que realizaram a consulta nos últimos 24 meses (Oscar Wong/Moment/Getty Images)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 8 de junho de 2021 às 18h03.

A Serasa informou nesta terça-feira, 8, que disponibiliza gratuitamente um relatório de empresas que consultaram o CPF do consumidor nos últimos 24 meses. 

A consulta ao CPF do consumidor é muito comum em caso de concessão de crédito, já que a  empresa fica sabendo sobre a situação financeira do titular do documento. Além disso, as empresas consultam antes de realizar vendas de  produtos que serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque; e ao renovar o seguro da casa ou do carro. 

Os interessados em saber quais empresas consultaram o CPF devem acessar o site da Serasa. Após a solicitação do titular do documento consultado, o relatório fica pronto em até 24 horas e permanece disponível para consulta por até seis meses com informações como o nome da empresa que realizou a busca, parte do CNPJ dela e quando a consulta foi feita. 

“São informações valiosas, que podem ajudar os consumidores a saberem se alguma empresa com a qual não teve relação consultou seu CPF, o que pode ser um indício de fraude.” 

Como fazer a consulta?

Confira o passo a passo:

 Passo 1: Acesse o site da Serasa e faça o login. Se não tiver uma conta, é possível criar na hora de maneira gratuita.

 Passo 2: Na aba “Meu CPF”, acesse a opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”

Passo 3: Clique em “Solicitar meu relatório”

Passo 4: Solicitação confirmada

Passo 5: Confira o relatório no site da Serasa após 24 horas

Não reconheço uma consulta

Segundo a Serasa, se consumidor desconhecer alguma ação que justifique uma consulta ao seu CPF/CNPJ isso pode ser uma indicação de uma situação de risco. Neste caso, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que verificou o documento, informar que a consulta foi feita sem o seu consentimento e solicitar detalhes.

Em um levantamento de novembro de 2020, a Serasa percebeu que 39,3 milhões de brasileiros afirmaram espontaneamente já ter sido vítimas de fraude financeira e 36% das pessoas que sofreram com esse problema afirmaram não ter tomado nenhuma ação formal. Entre quem tomou, a principal ação foi entrar em contato com o intermediador.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresCréditoDocumentaçãoSerasa Experian

Mais de Invest

Bolsas da Europa operam em alta após dados fortes dos EUA e temporada de balanços positiva

Ações da GE Aerospace disparam para maior valor em 25 anos após 2º trimestre acima das expectativas

Gigante do setor ferroviário nos EUA, Union Pacific estuda compra de rival, diz jornal

PepsiCo vai reformular Lay's e Tostitos sem corantes e sabores artificiais