Mãos entrelaçadas: Internauta pergunta como o valor da indenização é distribuído entre marido, filhos e netos e se é possível excluir beneficiários (GETTY IMAGES)
Da Redação
Publicado em 27 de novembro de 2014 às 05h00.
Dúvida do internauta: Minha mãe fez um seguro de vida e está com câncer em fase terminal.
Ela tinha um outro filho que faleceu e deixou dois netos, que foram criados por ela e meu pai até eles se divorciarem. Meu pai tem agora outra mulher e a guarda dos netos.
O seguro já foi acionado, mas minha mãe não quer que seus netos recebam a indenização quando ela falecer, pois é meu pai e sua nova mulher que irão administrar o benefício.
É possível impedir que os netos da minha mãe e meu pai recebam parte do seguro?
Caso sua mãe não tenha indicado beneficiários ao contratar o seguro, a indenização será paga aos herdeiros legais sucessórios, conforme previsto no Código Civil. Ou seja, 50% do valor será pago ao marido e 50% aos filhos.
Como ela se divorciou, o valor total da indenização deve ser pago aos filhos. Apenas no caso de falecimento dos filhos a indenização será paga aos netos.
Mas se sua mãe preencheu o formulário de indicação de beneficiários ao contratar o seguro, o valor será pago para as pessoas que ela indicou. Mas ela pode incluir e excluir beneficiários a qualquer momento, desde que esteja lúcida e sã.
Por que você deve pensar na morte desde cedo?
[videos-abril id="6c91d461da928a57e85d6ff9e2da30b8" showtitle="false"]
*Ilson Barcelos Jr. é administrador de empresas e sócio do Economize no Seguro, um site do grupo Brasil Insurance que compara os preços de diversos tipos de apólices.
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.