-
1. "The Sunshine State"
zoom_out_map
1/6 (Ali Seifert/ Stock Exchange)
São Paulo – Desde que os imóveis americanos se tornaram pechinchas com o estouro da bolha, os brasileiros vêm se firmando como investidores imobiliários nos Estados Unidos, principalmente na Flórida, um já tradicional reduto verde-e-amarelo por aquelas terras. Mas não é só com a valorização ou com a renda de aluguéis que os brasileiros podem se beneficiar no Estado do Sol. A Flórida é um dos melhores lugares do mundo para os aposentados viverem, e não faltam imóveis de alto padrão, com bons descontos e ideais para quem deseja mudar para um paraíso depois da aposentadoria. A projeção oficial para 2011 é de que a Flórida abrigaria, até o fim do ano, 4,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa praticamente um quarto da população total do estado. Especialistas no mercado imobiliário da região atribuem o sucesso da Flórida entre os mais velhos ao clima e à infraestrutura local. O estado faz jus ao apelido, com sol o ano inteiro, belas praias e raros dias frios até mesmo no inverno. A qualidade do ar é mais elevada, uma vez que a Flórida é cercada pelo Oceano Atlântico, as mudanças de temperatura são menos bruscas e a geografia é plana. Todas as construções são acessíveis para cadeirantes, são comuns os condomínios de casas e prédios baixos, e as estradas são largas e lisas, o que facilita a condução. E não faltam lindas paisagens, propriedades luxuosas e campos de golfe. Veja a seguir as recomendações dos especialistas em mercado imobiliário da Flórida para quem deseja se aposentar no Estado do Sol.
-
2. Residencial Ritz Carlton, Palm Beach
zoom_out_map
2/6 (Divulgação)
Para quem busca uma residência de alto luxo, a Halmoral, empresa brasileira que comercializa empreendimentos na Flórida, recomenda o Residencial Ritz Carlton, localizado em Singer Island, Palm Beach. A ilha é um dos melhores lugares para quem quer paz e tranquilidade na aposentadoria, mas sem se isolar do mundo. “O empreendimento é voltado para empresários e outros profissionais que já tenham atingido suas metas e objetivos de vida, mas que hoje gostariam de aproveitar os frutos de seu trabalho”, diz Gabriela Haddad, da Halmoral. De frente para o mar, o residencial conta com uma série de facilidades para quem quer aproveitar a vida depois de se aposentar: duas piscinas com vista para o mar, decks com churrasqueiras e cozinhas a céu aberto, sala de cinema, acesso privado à praia e até depósitos para equipamentos náuticos, para quem quiser também ter seu próprio barco. Serviços como valet e concierge 24 horas facilitam a vida de quem está aposentado. Nas proximidades não faltam campos de golfe, restaurantes, museus, marinas e shopping centers. Os preços das unidades variam de um milhão de dólares, para os apartamentos de 200 metros quadrados e duas suítes, até 10 milhões de dólares para as coberturas. Segundo Gabriela, esses preços estão 30% mais baixos em relação aos preços antes do estouro da bolha.
-
3. Dolcevita, Palm Beach
zoom_out_map
3/6 (Divulgação)
Ainda em Singer Island, Palm Beach, o Dolcevita oferece unidades cujos preços variam de 400.000 dólares a 1,9 milhão de dólares, um desconto de cerca de 30% em relação aos preços de antes do estouro da bolha. “Por estar localizada em uma ilha, é ideal para aposentados que buscam paz e tranquilidade, mas não querem isolamento”, explica Peggy Fucci, vice-presidente da ST Residential, que comercializa o empreendimento. Os apartamentos contam com terraços ao ar livre, janelas que vão do chão ao teto, acabamentos luxuosos na cozinha e nos banheiros, serviços de concierge 24 horas e de valet, além de acesso direto à praia. A piscina aquecida de frente para o mar tem uma cozinha ao ar livre e cabines privativas. Apesar de ser uma ilha, Singer Island fica a poucos minutos de carro de shopping centers, restaurantes, museus e centros culturais, marinas, parques e alguns dos campos de golfe mais famosos da Flórida. Além disso, fica a apenas 20 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Palm Beach.
-
4. Residencial W South Beach, Miami
zoom_out_map
4/6 (Divulgação)
Para quem prefere a agitação de Miami, a Lorusso Realty recomenda o W Miami Beach, localizado em South Beach, a praia mais famosa da cidade. O empreendimento também é comercializado no Brasil pela Halmoral, e dispõe de unidades de um e dois dormitórios cujos preços variam entre 790.000 e 2,5 milhões de dólares, um desconto de 35% a 40% em relação ao período anterior à crise. A cobertura de luxo, que custa 6,5 milhões de dólares, só pode ser visitada mediante indicação. O residencial da rede W localiza-se a alguns minutos do distrito de compras Lincoln Road, do campo de golfe Miami Beach e do parque South Pointe. Nas proximidades localizam-se lojas de grifes de luxo, como Gucci, Prada, Dior e Yves-Saint Laurent, além de restaurantes renomados como o Casa Tua e o Prime 112. O condomínio abriga ainda o lendário restaurante chinês Mr. Chow, duas piscinas, um spa, quadras de tênis e uma porção de praia particular onde o morador recebe serviço completo enquanto relaxa em sua própria espreguiçadeira.
-
5. Residencial Epic, Miami
zoom_out_map
5/6 (Divulgação)
Localizado onde o rio Miami encontra a Biscayne Bay, o Residencial Epic oferece serviços de hotel a seus moradores, além de piscinas, marinas particulares, spa, entrada privativa, e um sistema de segurança totalmente voltado para a privacidade do morador. Os restaurantes do Epic, Area 31 e Zuma, são internacionalmente renomados, e o condomínio localiza-se próximo à praia de South Beach, galerias de arte, museus e até mesmo do Aeroporto Internacional de Miami. Com design moderno, os apartamentos de um, dois ou três quartos custam entre 485.000 e 3 milhões de dólares, apresentando um desconto de 35% a 40% em relação aos mais altos patamares de preço anteriores à crise. O empreendimento indicado pela Lorusso também é comercializado no Brasil pela Halmoral.
-
6. Four Lakes Golf Club, Winter Haven
zoom_out_map
6/6 (Divulgação)
Muito comuns no estado da Flórida, as residências com restrição de idade, voltadas para maiores de 55 ou 60 anos, são ideais para aposentados que prefiram ter cuidados médicos facilmente a seu alcance e particularmente para os solitários que desejem socializar com outras pessoas da mesma faixa etária. Trata-se de condomínios de casas repletos de áreas comuns e de aparatos para lazer, onde o morador pode comprar ou alugar uma casa por preços bastante em conta. Considerado luxo para os parâmetros dos residenciais com restrição de idade, o Four Lakes Golf Club, em Winter Haven, dispõe de casas de dois e três quartos cujos preços variam de 35.000 dólares a 130.000 dólares. É claro que, por esses valores, são residências de médio padrão, sem a pompa dos demais imóveis desta lista. A vantagem de um residencial como esse são as instalações, a atenção profissional e a enorme lista de atividades. O Four Lakes dispõe de um campo de golfe próprio, quadras de tênis, uma piscina olímpica, jogos de salão, salas de exercício, happy-hours, restaurantes, lagos para esquiar, navegar e pescar, além de grupos sociais, como clube de jardinagem e de escritores.