Minhas Finanças

Qual o valor mínimo que devo guardar para a aposentadoria?

Internauta pergunta se vale a pena contribuir ao INSS ou aplicar todo o valor poupado para formar a reserva financeira no futuro


	Cadeiras na praia: Internauta pergunta se vale a pena contribuir ao INSS ou deve aplicar todo o valor para formar uma reserva financeira no futuro
 (De Visu/Thinkstock)

Cadeiras na praia: Internauta pergunta se vale a pena contribuir ao INSS ou deve aplicar todo o valor para formar uma reserva financeira no futuro (De Visu/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2015 às 11h08.

Dúvida do internauta: Sou representante comercial, tenho 37 anos e ainda não planejei minha aposentadoriaQual seria o valor mínimo necessário para poupar com o objetivo de ter dinheiro suficiente no futuro?

Não sei se vale a pena realizar contribuições ao INSS ou aplicar esse valor. Guardo dinheiro na poupança, mas fico frustrado com o rendimento.  

Resposta de Fernando Meibak*

Você está na fase da carreira de trabalho já madura e ainda tem um bom tempo de capacidade produtiva. É necessário ter um programa de preparação para o futuro, principalmente no aspecto financeiro.

Para isso, você precisa poupar o máximo que puder e acumular patrimônio ou fontes de renda para suportar seus gastos quando estiver fora do mercado de trabalho.

É necessário estar atento ao fato de que você poderá ter uma vida muito longa. Trabalhamos com expectativa mínima de vida de 90 anos para orientar nossos clientes.

Somos muito favoráveis ao sistema do INSS. É um programa que tem benefícios importantes. Além da própria pensão vitalícia, você fica protegido com seguro invalidez, auxílio funeral, dentre outros.

Recomendamos, portanto, que regularize sua situação e volte a realizar contribuições ao INSS para complementar sua renda no futuro. 

As taxas de juros são muito altas no Brasil e a poupança rende muito pouco. Recomendo que invista em títulos públicos, que têm rentabilidade muito maior do que a da poupança.

Compre títulos de longo prazo por meio do programa chamado Tesouro Direto. É muito eficiente e tem baixo custo.

Aconselho que você compre Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-Bs), que rendem juros mais a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). As taxas de juros ficam próximas a 6% ao ano. 

Se um dia precisar de recursos, o sistema Tesouro Direto tem um mecanismo de compras semanais, que paga os preços vigentes pelo título. O recurso permite que você venda a aplicação financeira em caso de necessidade.

Veja no vídeo a seguir se você deve contar com a previdência social na aposentadoria

[videos-abril id="d1be22b46e2db82254b17fa3d5790760?autoplay=true" showtitle="false"]

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaAposentadoria pelo INSSCálculo de aposentadoriadicas-de-financas-pessoaisorcamento-pessoalrenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta

Pagamento do Bolsa Família de setembro começa nesta quarta-feira; veja as datas

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 82 milhões na poupança