Minhas Finanças

Pulseira dá choque em quem gasta muito dinheiro

Invenção britânica está ligada a uma plataforma que conecta objetos à conta bancária

Pulseira que dá choque está conectada à conta bancária, por meio de uma plataforma criada por empresa britânica (Reprodução/ Intelligent Environments)

Pulseira que dá choque está conectada à conta bancária, por meio de uma plataforma criada por empresa britânica (Reprodução/ Intelligent Environments)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 20 de maio de 2016 às 13h41.

São Paulo - Se está difícil controlar sozinho o impulso de comprar, agora você pode levar um choque de uma pulseira que o lembrará que está gastando dinheiro demais. A invenção é da empresa de tecnologia britânica Intelligent Environments, que lançou ontem a primeira plataforma bancária ligada a objetos conectados no mundo.

O “banco da internet das coisas", como é chamado na Inglaterra, detecta automaticamente gastos excessivos e, em seguida, dá um choque elétrico no usuário através de uma pulseira. Na verdade, a plataforma não é um banco, mas um canal conectado à uma conta bancária ou a um cartão de crédito, que transmite as informações para a pulseira.

O usuário define um limite mínimo de saldo bancário e, quando a conta estiver perto desse valor, recebe uma mensagem no celular. Se mesmo assim não respeitar o limite, ele recebe um choque de 225 volts no pulso para que não tente comprar algo. A ideia é que, com o tempo, os choques treinem o cérebro para controlar melhor os gastos.

A pulseira é um dos objetos que podem ser conectados à plataforma, mas outros ainda devem ser lançados futuramente, como sinalizadores que usam luzes.

E quando a pulseira chegará ao Brasil? Ainda não há previsão. Até mesmo entre os bancos e operadoras de cartões da Inglaterra o dispositivo é uma novidade e está sendo avaliado com certo cuidado. 

Intelligent Environments launches world's first Internet of Things Bank from Intelligent Environments on Vimeo.

Acompanhe tudo sobre:Bancosdicas-de-financas-pessoaisDinheiroFinanças

Mais de Minhas Finanças

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje; veja calendário