Invest

Procon-SP notifica Voepass e envia fiscais para o aeroporto de Congonhas

O Procon lembra que os passageiros têm direitos específicos, como comunicação grátis em atrasos superiores a 1 hora, alimentação para atrasos de 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de março de 2025 às 11h23.

Última atualização em 11 de março de 2025 às 11h28.

O Procon-SP notificou as companhias Voepass e Latam para prestarem esclarecimentos sobre como estão tratando os consumidores após a decisão da ANAC suspender os voos realizados pela Voepass a partir desta segunda-feira, 11.

A fiscalização foi intensificada no aeroporto de Congonhas, onde equipes orientam os passageiros afetados pela suspensão dos voos. As empresas devem informar sobre a comunicação da suspensão aos passageiros, alternativas oferecidas e os canais de atendimento disponibilizados, com base nos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Em caso de atrasos, o Procon lembra que os passageiros têm direitos específicos, como comunicação grátis em atrasos superiores a 1 hora, alimentação para atrasos de 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso.

Caso o aeroporto seja na mesma cidade do passageiro, também será garantido o transporte até a residência. As passagens da Voepass são comercializadas de três maneiras: diretamente pela empresa, pela Latam, devido a um acordo comercial, e por agências de viagens. Neste contexto, a responsabilidade de informar sobre as alterações e cancelamentos dos voos recai sobre a empresa que comercializou o bilhete.

A Voepass e a Latam precisarão fornecer alternativas aos passageiros, como reacomodação em outro voo da mesma companhia ou de outra, reembolso integral, ou até mesmo a execução do serviço por via rodoviária, conforme estipulado pela legislação.

Acompanhe tudo sobre:passagens-aereasConsumidoresAeroportos

Mais de Invest

China mantém liderança global na produção e exportação da indústria leve

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump