Minhas Finanças

Prazo para usar Nota Fiscal em desconto no IPTU termina amanhã

Abatimento no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana pode chegar a 50%

Cadastro do imóvel no programa da prefeitura ode garantir desconto de até 50% no IPTU (Jurema Oliveira/Wikimedia Commons)

Cadastro do imóvel no programa da prefeitura ode garantir desconto de até 50% no IPTU (Jurema Oliveira/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2010 às 08h51.

São Paulo - Amanhã é o último dia para o contribuinte paulistano indicar o imóvel que receberá desconto no IPTU com os créditos da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O abatimento no valor do imposto pode chegar a 50%. Para fazer a solicitação, o usuário deve se cadastrar no site da prefeitura, informando seu CPF, além do número do cadastro do imóvel (ou SQL) ou o número do contribuinte. Os créditos acumulados até o dia 31 de outubro podem ser usados para o abatimento no tributo de qualquer imóvel, como de familiares e amigos.

 É importante não confundir a Nota Fiscal Eletrônica com a Nota Fiscal Paulista. A primeira foi criada pela prefeitura de São Paulo para substituir as usuais notas impressas. Emitida por prestadores de serviços, como escolas, academias, clínicas de estética e oficinas mecânicas, ela gera créditos para abatimento do IPTU no município. Isso porque parte do ISS (Imposto sobre Serviços) recolhido volta para o cliente, em um percentual de 10% para pessoais jurídicas e 30% para pessoas físicas. Confira a lista das empresas que emitem a nota.

Por sua vez, a Nota Fiscal Paulista (NFP), é emitida por estabelecimentos comerciais nas operações em que há incidência de ICMS, um tributo estadual. É o que acontece em restaurantes e supermercados, por exemplo. Neste caso, o registro dos créditos fica por conta da Secretaria de Fazenda do estado.

Acompanhe tudo sobre:Dívidas pessoaisImpostosIPTULeãopatrimonio-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro