Minhas Finanças

Prazo para declarar e pagar imposto de renda termina hoje

Contribuinte tem até esta quarta-feira para entregar Declaração de Ajuste Anual e acertar contas com o Leão, ou pagará multa


	Calendário: multa para atraso na entrega da declaração pode chegar a 20% do imposto devido
 (Pawel Kryj)

Calendário: multa para atraso na entrega da declaração pode chegar a 20% do imposto devido (Pawel Kryj)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 06h00.

São Paulo - Termina nesta quarta (30), às 23h59m59s o prazo para entregar a declaração de imposto de renda à Receita Federal. Os contribuintes que, após preencher sua declaração de IR, ainda tiverem imposto a pagar, precisam pagar a primeira cota ou cota única do tributo também até hoje.

Se você ainda não preencheu a sua declaração, este guia rápido pode ajudar a agilizar o processo e tirar suas dúvidas. Depois, cheque esses sete pontos antes de enviá-la.

Quem perder o prazo para entregar a declaração deverá pagar multa de 1% por mês (ou fração) de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago.

O valor mínimo da multa é de 165,74 reais e o máximo é de 20% do imposto de renda devido. Ao transmitir a declaração com atraso, o contribuinte pode imprimir o DARF com a cobrança da multa no próprio Programa Gerador da Declaração.

Caso não pague a multa em até 30 dias a partir da data da entrega, haverá incidência de juros de mora com base na taxa Selic, que atualmente é de 11% ao ano. Contribuintes que tenham imposto a restituir terão, nesta situação, a multa e seus acréscimos legais descontados diretamente do valor a restituir.

IR a pagar

Caso você tenha imposto a pagar em valor superior a dez reais, será necessário imprimir o DARF no próprio Programa Gerador da Declaração e pagá-lo em qualquer banco. Valores inferiores a dez reais não deverão ser pagos em 2014, mas rolados para os próximos anos até superarem dez reais.

É possível quitar o imposto à vista ou parcelá-lo em até oito cotas, desde que cada cota seja de, no mínimo, 50 reais.

O vencimento da primeira cota também ocorre nesta quarta-feira, e não é mais possível optar por débito automático para a primeira cota ou cota única. Agora, o contribuinte só pode optar por débito automático a partir da segunda parcela, que vencerá no final de maio.

Apesar da facilidade de poder parcelar o imposto devido, a partir da segunda cota incidem juros de 1% mais a Selic acumulada do período. Atualmente, a taxa Selic é de 11% ao ano. O contribuinte, contudo, poderá reduzir ou ampliar o número de cotas futuramente, caso mude de ideia quanto à sua escolha.

Se você tiver imposto a pagar, veja como fazer para quitá-lo e como incidem os juros.

Atrasos no pagamento de alguma das parcelas do IR levam à cobrança adicional de multa de 0,33% ao dia, até um limite de 20% do IR devido.

Vídeo: Vale a pena parcelar o imposto de renda a pagar?

[videos-abril id="29f45032a64ce54949048b75002486a2" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira