Minhas Finanças

Posso incluir despesas da minha esposa na declaração de IR?

Internauta diz que sua esposa é informada como sua dependente na declaração de Imposto de Renda e pergunta se pode abater os gastos com o plano de saúde dela


	Casal faz contas: Internauta declara sua esposa como dependente e pergunta se pode abater os gastos com o plano de saúde dela
 (AndreyPopov/Thinkstock)

Casal faz contas: Internauta declara sua esposa como dependente e pergunta se pode abater os gastos com o plano de saúde dela (AndreyPopov/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2015 às 18h27.

Dúvida do internauta: Minha esposa está como minha dependente na declaração de Imposto de Renda. Nós dois temos planos de saúde separados, ainda que eu pague integralmente o valor. Posso incluir esses gastos na minha declaração de IR?

Resposta de Vanessa Miranda*:

Sim. No caso de inclusão da sua esposa como dependente, todas as despesas, rendimentos, assim como bens, direitos e dívidas devem ser informados na declaração do titular. Assim, o plano de saúde pago pela sua esposa será dedutível em sua declaração, uma vez que ela constará como sua dependente.

Contudo, no caso de plano de saúde familiar, o contribuinte que for o titular de plano de saúde não pode deduzir, ainda que tenha pago, os valores referentes à esposa e aos filhos quando estes declararem em separado, já que somente são dedutíveis os valores pagos a planos de saúde de pessoas físicas consideradas dependentes perante a legislação do imposto de renda e incluídas na declaração na qual constou o dependente.

*Vanessa Miranda é gerente de tributos diretos da Thomson Reuters no Brasil. Com atuação global, a Thomson Reuters é um provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais.

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro