Minhas Finanças

Por que a minha dívida é diferente no SCPC e no banco?

Valor informado do débito pode variar, segundo o advogado Ronaldo Gotlib, e é importante que o devedor esteja atento a isso


	Endividado: valor informado pelos bureaus de crédito pode estar desatualizado
 (David Sacks/Thinkstock)

Endividado: valor informado pelos bureaus de crédito pode estar desatualizado (David Sacks/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2016 às 15h00.

Pergunta do leitor: Tenho duas dívidas no Itaú, e quero quitá-las. Verifiquei no SCPC que os valores dos débitos são de 1.500 reais e 260 reais.

Mas, quando ligo para o banco, a informação que me dão é que a dívida é maior. Como isso é possível? O banco pode estar tentando me cobrar um valor maior do que eu devo?

Resposta de Ronaldo Gotlib*:

O valor apresentado pelo SCPC é a anotação de quando foi realizada a inscrição do nome do leitor naquele cadastro. O banco está apresentando valores atualizados, segundo suas particulares práticas de correção.

O leitor, porém, não é obrigado a acatar tal valor e pode questioná-lo pelas vias judiciais fazendo prevalecer valores menores que aqueles.

Será preciso consultar um advogado, a fim de providenciar uma revisão de cálculos e avaliar a viabilidade de se propor uma discussão judicial da dívida. Veja aqui como limpar seu nome no Serasa, SPC e SCPC.

*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianSCPCSerasa ExperianSPC

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões