Minhas Finanças

PIS/Pasep: quem tem menos de 60 anos deve sacar o dinheiro até sexta-feira

5,2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro. Depois, cotistas só poderão realizar o saque caso se aposentem ou completem 60 anos

Cédulas: trabalhadores devem procurar agências do BB ou Caixa para regularizar o cadastro (Gabriel Queiroz/Thinkstock)

Cédulas: trabalhadores devem procurar agências do BB ou Caixa para regularizar o cadastro (Gabriel Queiroz/Thinkstock)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 12h53.

Última atualização em 24 de setembro de 2018 às 14h14.

São Paulo – O prazo para sacar as cotas do Pis/Pasep para quem tem menos de 60 anos termina nesta sexta-feira (28). Segundo o último balanço feito pelo Ministério do Planejamento, entre as pessoas que não receberam o depósito automático do benefício em sua conta corrente por problemas cadastrais, 5,2 milhões ainda não sacaram o dinheiro.

O pagamento automático para clientes de bancos privados foi permitido a partir de um acordo de cooperação entre os bancos. Antes, o depósito automático só era feito para clientes da Caixa e do BB.

Quem ainda não recebeu o dinheiro de forma automática e trabalha no setor privado precisa procurar uma agência da Caixa para fazer o saque. Já servidores públicos devem ir até uma agência do Banco do Brasil.

Depois do dia 28, volta a valer a regra de liberação dos saques somente em casos de aposentadoria, idade a partir de 60 anos, invalidez (inclusive do dependente), morte do cotista (o que habilita o herdeiro a sacar o dinheiro) e algumas doenças graves, como câncer, AIDS, Parkinson e tuberculose (incluindo do dependente).

Nesses casos, é possível fazer os saques a qualquer momento, sem necessidade de seguir cronograma, e o prazo continua aberto por tempo indeterminado.

Tem direito a sacar as cotas do Pis/Pasep quem trabalhou em empresas privadas ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988, independentemente da idade. A nova regra foi anunciada pelo governo em junho. Até então, apenas quem era aposentado, era portador de doença grave ou tinha mais de 60 anos podia sacar o dinheiro. Contudo, foi colocado um prazo limite para saque do dinheiro pelos trabalhadores.

Como saber se você tem direito

Trabalhadores de empresas privadas podem consultar se têm saldo das cotas do PIS a receber pelo site da Caixa, pelo aplicativo, pelos terminais de autoatendimento com o Cartão Cidadão ou nas agências do banco.

Servidores públicos podem consultar se têm saldo das cotas do Pasep a receber pelo site do BB, pelo SAC, pelos terminais de autoatendimento com o Cartão Cidadão ou nas agências do banco.

Para sacar as cotas do Pis/Pasep, basta ir a qualquer agência dos bancos e apresentar um documento com foto.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilCaixaDinheiroPIS/Pasep

Mais de Minhas Finanças

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas