Minhas Finanças

Petrobras, Vale e Itaú são as ações mais recomendadas para o mês

As blue chips nacionais são destaque das primeiras carteiras do ano, que ressaltam seus fundamentos fortes

Plataforma petrolífera da Petrobras em alto mar: ação tem potencial para o ano (Divulgação)

Plataforma petrolífera da Petrobras em alto mar: ação tem potencial para o ano (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 16h50.

São Paulo - As blue chips brasileiras Petrobras, Vale e Itaú Unibanco são as ações com maior presença nas carteiras recomendadas para o mês. De seis carteiras obtidas pelas Reuters, essas empresas estão presentes em três.

O papel do banco também é indicado como um dos preferidos para 2012. "Apesar de um ano turbulento, acreditamos que os papéis do banco ainda são uma boa opção de investimento, principalmente pela queda acentuada do preço das ações (11,2 por cento em 2011) e seu histórico comprovado de rentabilidade e força da marca", afirmou equipe de pesquisas da Planner Corretora, em relatório.

A corretora ressaltou que a expectativa para a bolsa em janeiro é de poucas mudanças, devido ao cenário ainda incerto sobre uma solução da crise na Europa e a recuperação da economia dos Estados Unidos, o que favorece ações mais defensivas. Porém, entre as seis carteiras pesquisadas, não há um consenso a respeito.

Copel, TIM e Cielo foram as mais indicadas, cada um com presença em duas carteiras. Outro destaque foi Energias do Brasil, que passou a fazer parte de duas carteiras recomendadas após a venda da participação do governo português na Energias de Portugal (EDP), que controla a empresa brasileira, para a chinesa Three Gorges.

"Após a privatização de seu acionista controlador, a Energias do Brasil deve se beneficiar por fazer parte de um grupo fortemente capitalizado e poderá focar mais na busca por alternativas de crescimento", disseram Carlos Firetti e Dalton Gardimam, do Bradesco, em relatório. Além de Planner e Bradesco, foram consultadas na pesquisa as carteiras indicadas pela Gradual Corretora, Banco Fator, XP Investimentos e Itaú BBA. (Edição de Aluísio Alves)

Acompanhe tudo sobre:AçõesCarteira recomendadaGuia de AçõesImigraçãoPETR4

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões