Peça "Quem prospera sempre alcança": entrada é gratuita e espetáculo será encenado na Livraria Cultura (João Caldas/Divulgação)
Marília Almeida
Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 14h50.
São Paulo - A determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho e pequenas noções de educação financeira, como a importância do planejamento para a realização de objetivos, são temas do espetáculo musical de rua "Quem Prospera Sempre Alcança", que retorna a São Paulo nesta semana e tem entrada gratuita.
A peça será encenada nesta sexta-feira (13), a partir das 12h30, e no sábado (14) às 16h na loja da Livraria Cultura Paulista – Espaço Cine Astor.
Patrocinada pela Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal, a peça passou por mais de 10 cidades em diferentes estados, sempre de forma gratuita.
O tema da peça é atual: em 2018, o Brasil bateu recorde em número de novos microempreendedores. As mensagens transmitidas, como a importância do gerenciamento das receitas e despesas, são relevantes para o crescimento dos negócios deste público.
O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de três outras histórias.
Na primeira delas, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, na fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Na segunda, dois vendedores ambulantes resolvem fazer uma atrapalhada sociedade e na terceira, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.
“Falar sobre empreendedorismo no Brasil atual é falar sobre o caminho pelo qual cada vez mais brasileiros estão optando por seguir em função da crise econômica. Quem Prospera Sempre Alcança apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios”, conta o autor e diretor Leonardo Cortez.
A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. A participação dos espectadores é solicitada em brincadeiras interativas que se desdobram enquanto o público é testemunha da construção de uma peça enquanto assiste a outra.
Os figurinos, cenários e adereços são inspirados nas companhias teatrais itinerantes. Elas fazem até hoje o popular teatro mambembe de imediata identificação popular e que tem nas restrições orçamentárias o seu mote de beleza e originalidade. A música, originalmente composta para o espetáculo, dialoga com gêneros populares como o sertanejo e o samba de raiz, em números interativos. A ideia é que o público saia do espetáculo pensando nos próximos passos para a realização dos seus objetivos.
SERVIÇO
Quem Prospera Sempre Alcança, de Leonardo Cortez
Ingressos: Grátis
Data: 13 e 14 de dezembro
Local: Livraria Cultura Paulista – Espaço Cine Astor
Horário: 12h30 e 16h
Classificação: livre
Duração: 45 minutos
Informações: 11 3023-3040