Minhas Finanças

Palestras gratuitas ensinam 1º passo para quem quer investir

Evento traz atividades gratuitas por todo o Brasil sobre planejamento financeiro, orçamento pessoal e investimentos; Gustavo Cerbasi está entre os palestrantes


	Jovem põe dinheiro em cofrinho: palestras são voltadas para quem quer entender certos investimentos e organizar melhor as finanças
 (Getty Images)

Jovem põe dinheiro em cofrinho: palestras são voltadas para quem quer entender certos investimentos e organizar melhor as finanças (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 13h14.

São Paulo – Começa nesta segunda-feira a Semana Nacional de Educação Financeira, que terá uma série de eventos gratuitos voltados para a organização financeira e investimentos pessoais.

Qualquer pessoa pode participar das atividades que ocorrem em diversas regiões do Brasil até a próxima sexta-feira.

A iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) visa a divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 para promover a educação financeira e previdenciária da população, principalmente nas escolas.

O evento contará com palestras de educadores financeiros como Gustavo Cerbasi, autor do best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, e André Massaro, autor do blog “Você e o Dinheiro” em EXAME.com.

Haverá palestras sobre diversos tipos de investimentos, como Tesouro Direto, fundos imobiliários e ações, sobre superendividamento e Direito do Consumidor, educação financeira para pais e filhos, dicas para a previdência privada, planejamento financeiro pessoal, entre outros temas de finanças pessoais.

Os eventos acontecem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Maringá (PR), Cuiabá, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Teresina, Fortaleza e Belém.

A programação completa pode ser acessada no site da Semana ENEF. Para se inscrever em um evento, basta clicar sobre o seu nome na agenda e, em seguida, clicar novamente no nome do evento que aparece dentro do box.

Participam da Semana ENEF órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a BM&FBovespa, os Procons estaduais, o Banco Central, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF) e o Sebrae.

O CONEF é formado pelos Ministérios da Fazenda, da Educação, da Previdência Social e da Justiça, e por Banco Central, CVM, Previc, Susep, Anbima, BM&FBovespa, Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Acompanhe tudo sobre:AnbimaB3Banco Centralbolsas-de-valoresCVMdireito-do-consumidoreducacao-financeiraEmpresasEmpresas abertasImigraçãoMercado financeiroorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalservicos-financeiros

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira