BMW X4: Segundo a pesquisa, a BMW foi eleita como a marca dos sonhos dos brasileiros (Divulgação / BMW)
Da Redação
Publicado em 7 de novembro de 2014 às 13h58.
São Paulo - O estado de conservação do carro e o preço são os fatores mais levados em consideração na decisão de compra de veículos usados e zero-quilômetro.
A constatação faz parte da pesquisa anual do MercadoLivre Classificados sobre os hábitos de compra na aquisição de veículos, que consultou 4.181 usuários do site.
O financiamento do carro também tem ganhado importância entre os fatores que afetam a decisão.
Há quatro anos, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, o financiamento aparecia em sexto lugar dentre os critérios que norteiam a compra e hoje aparece em terceiro, atrás de estado de conservação (1º) e preço (2º).
A disponibilidade de peças, a quilometragem e a marca estão em quarto, quinto e sexto lugares entre os fatores, respectivamente.
Segundo Caio Ribeiro, diretor de MercadoLivre Classificados, o comprador está mais cauteloso com suas finanças. "O que ele quer é comprar um veículo que atenda suas necessidades e por um valor que caiba em seu bolso, mesmo que isso signifique aumentar o número de parcelas para que elas fiquem mais leves”, afirmou em nota divulgada sobre a pesquisa.
O estudo também mostrou que 62% dos entrevistados gostariam de trocar de carro ou comprar um novo veículo em um ano. Dentre eles, 37% afirmaram que pretendem parcelar o pagamento e 35% devem utilizar na negociação o veículo que possu atualmente.
De acordo com o levantamento, 70% dos usuários que possuem carro utilizam o veículo principalmente para trabalhar.
Internet
A pesquisa também mostrou que a internet tem sido cada vez mais usada para auxiliar os compradores na escolha do carro.
Antes de fechar o negócio, 97% dos entrevistados navegaram pela web para comparar preços e pesquisar marcas e modelos.
A maioria (81%) também usa a internet para buscar concessionárias e procurar pessoas que estejam vendendo carros seminovos ou usados (76%).
As marcas preferidas
A BMW foi eleita pelos entrevistados como a marca dos sonhos dos brasileiros, com 11,5% das menções. A Chevrolet, que havia vencido a pesquisa nos três anos anteriores, ficou em segundo lugar, com 9% dos votos.
Em seguida, aparece a Toyota, com 7%, e empatadas em quarto lugar ficaram a Land Rover e a Volkswagen, com 6,5% das escolhas. A Hyundai ficou em quinto lugar, com 6%.
A história da marca, o design e o desempenho do motor são os principais fatores que levam à escolha da marca dos sonhos, de acordo com os usuários.