Carros: no ano passado, a desvalorização média do mercado foi de -15,69%. (Marcelo Camargo/ABr/Agência Brasil)
Editora de Finanças
Publicado em 26 de abril de 2023 às 14h48.
Última atualização em 26 de abril de 2023 às 15h41.
Um levantamento realizado pela Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados, em parceria com a revista "Quatro Rodas", apontou os carros que menos desvalorizaram ao longo do ano passado (2022).
O carro que teve a menor desvalorização no ano passado foi a BMW Série 4, de 4,84%. Na lista, o que teve a maior desvalorização foi o Toyota Corolla, de 19,71%. Entretanto, vale destacar que a desvalorização foi a menor da categoria de sedãs médios. No ano passado, a desvalorização média do mercado foi de -15,69%.
Para saber quais são os modelos que menos desvalorizaram no último ano, foram coletados preços zero-quilômetro de cada um deles em fevereiro de 2022 e comparados com seus respectivos preço de troca KBB de fevereiro de 2023, a fim de garantir histórico de 12 meses para aferir a desvalorização. Uma média aritmética é feita de todas as versões dos veículos participantes para se chegar ao índice de desvalorização.
O levantamento considerou apenas os automóveis e comerciais leves vendidos em fevereiro de 2022 como zero quilômetro e com preço sugerido de fábrica inferior a R$ 500 mil. E que permaneceram à venda como zero quilômetro nas tabelas oficiais dos fabricantes em fevereiro de 2023. O teto de preço só não foi aplicado nas categorias Híbrido e Elétrico devido ao posicionamento desse segmento.
Modelos que passaram por reestilizações mais significativas, remodelações, novos motores ou que trocaram de geração ficaram de fora. Por isso, a ausência de Honda HR-V, Jeep Compass, Volkswagen Polo e Nissan Frontier, que passaram por grandes mudanças na linha 2022. Da mesma forma, muitos veículos lançados no ano passado também não figuram nas categorias do Prêmio Melhor Revenda. É o caso de modelos como Citroën C3 e Fiat Fastback.