Minhas Finanças

Os bancos com mais reclamações no 3º trimestre, segundo o BC

Banco Central divulgou o levantamento dos bancos de médio e grande portes que registraram mais reclamações no período

Homem nervoso: Banco do Brasil lidera a lista de bancos com mais reclamações entre as grandes instituições financeiras (ThinkStock/Thinkstock)

Homem nervoso: Banco do Brasil lidera a lista de bancos com mais reclamações entre as grandes instituições financeiras (ThinkStock/Thinkstock)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 15h21.

São Paulo - O Banco do Brasil lidera a lista de bancos com mais reclamações entre as grandes instituições financeiras (com mais de quatro milhões de clientes) no terceiro trimestre deste ano, segundo o ranking de queixas divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central.

O segundo banco com mais queixas entre as instituições financeiras de maior porte no mês foi o Bradesco, seguido pelo Santander.

Já entre os bancos médios (com menos de quatro milhões de clientes), a Facta Financeira concentrou o maior número de reclamações entre julho e setembro.

Na lista dos bancos médios com mais queixas, o Intermedium e o Pan ficaram na segunda e na terceira colocação, respectivamente, no período.

Metodologia

O ranking inclui apenas reclamações procedentes. As queixas de clientes das instituições financeiras são recebidas e analisadas pelo BC, que verifica se, de fato, o banco descumpriu as normas do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A lista mostra a quantidade de reclamações contra cada banco para cada grupo de um milhão de clientes. O objetivo é evitar distorções e impedir que bancos apareçam no topo do ranking apenas porque têm mais clientes.

A lista completa pode ser consultada no site do Banco Central.

Veja abaixo a lista dos bancos que registraram mais reclamações no terceiro trimestre do ano:

Bancos grandes - mais de quatro milhões de clientes

1º Lugar: Banco do Brasil (conglomerado)

Reclamações procedentes1.590
Número de clientes63.027.888
Índice*25,22

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente e recusa de cancelamento de pacote de serviços

2º Lugar: Bradesco (conglomerado)

Reclamações procedentes2.151
Número de clientes95.352.320
Índice*22.55

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM.

3º Santander (conglomerado)

Reclamações procedentes933
Número de clientes42.206.739
Índice*22,10

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM e débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente.

4º Lugar: Caixa (conglomerado)

Reclamações procedentes1.950
Número de clientes90.088.307
Índice*21,64

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM; oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.

5º Lugar: Itaú (conglomerado)

Reclamações procedentes1.393
Número de clientes76.590.668
Índice*18,18

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM.

Bancos médios - menos de quatro milhões de clientes

1º lugar: Facta Financeira - Crédito, Financiamento e Investimento

Reclamações procedentes18
Número de clientes55.261
Índice*325,72

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado e irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado.

2º lugar: Intermedium (conglomerado)

Reclamações procedentes178
Número de clientes1.127.388
Índice*157,88

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking e irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado.

3º lugar: Pan (conglomerado)

Reclamações procedentes403
Número de clientes3.129.779
Índice*128,76

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado; oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosBB – Banco do BrasilBradescoCaixadireito-do-consumidorItaúSantander

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira