Minhas Finanças

Os bancos com mais reclamações em outubro, segundo o BC

BMG continua sendo o mais reclamado entre os grandes e BICBANCO segue liderando as reclamações entre os médios


	Banco BMG: Novamente BMG lidera queixas entre os bancos grandes
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Banco BMG: Novamente BMG lidera queixas entre os bancos grandes (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 14h18.

São Paulo - Em outubro, o BMG novamente liderou as queixas entre os bancos grandes, com mais de dois milhões de clientes, segundo o ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).

O conglomerado BIC (que representa o BICBANCO) também liderou, pelo quarto mês consecutivo, as queixas entre os bancos médios, com menos de dois milhões de clientes.

Dentre os bancos grandes, o segundo mais reclamado foi o HSBC, que estava em quinto lugar entre os bancos mais reclamados de setembro O Santander, que estava na segunda posição em agosto, caiu para a terceira posição. O Banrisul permaneceu no quarto lugar e a Caixa, que não estava entre os cinco mais reclamados de setembro aparece na quinta posição. 

Já entre os bancos médios, o Daycoval passou da quarta para a segunda posição, o BNP Paribas saiu do segundo para o terceiro lugar em outubro. O J. Malucelli passou da terceira à quarta posição e o Conglomerado BRB (que inclui o BRB Banco de Brasília e o BRB Crédito Financiamento e Investimento), que não estava entre os cinco mais reclamados, passou a ocupar o quinto lugar.

Metodologia

Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a lista considera apenas as reclamações procedentes.

O número de reclamações é dividido pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicado por 1.000.000. O índice mostra, portanto, o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de um milhão de clientes.

Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

O acesso ao ranking é feito pelo site do Banco Central.

Veja a seguir os resultados da lista dos bancos mais reclamados de outubro:

Bancos grandes - mais de dois milhões de clientes

As principais queixas entre os bancos grandes foram sobre operações de crédito consignado, como a restrição à realização de portabilidade e liquidação antecipada e sobre problemas de segurança na realização de transações. 

Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes:

1º Lugar: BMG**

Reclamações procedentes 146
Número de clientes 2.220.521
Índice* 65,75

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui Banco BMG S.A, Banco Cifra S A, BCV Banco de Crédito e Varejo S A e Cifra S.A Crédito Financiamento e Investimento

Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; e concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado.

2º Lugar: HSBC**

Reclamações procedentes 122
Número de clientes 10.023.796
Índice* 12,17

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades na prestação de serviços relativos à conta-salário; irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; e oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada.

3º Lugar: Santander**

Reclamações procedentes 355
Número de clientes 31.146.706
Índice* 11,39

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

**Trata-se do Conglomerado Santander, que inclui a Aymore Crédito Financiamento e Investimentos S.A, o Banco Santander Brasil e a Companhia de Crédito Financiamento e Investimento RCI Brasil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; e concessão de crédito (excesso consignado) sem a formalização do título adequado.

4º lugar: Banrisul

Reclamações procedentes 36
Número de clientes 3.826.563
Índice* 9,37

 

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

 

Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; irregularidades na prestação de serviços relativos à conta-salário; oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada

5º Lugar: Caixa Econômica Federal

Reclamações procedentes 572
Número de clientes 73.979.712  
Índice* 7,73

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; e descumprimento de prazo de bloqueio ou de prazo de devolução de cheque.

Bancos médios - menos de dois milhões de clientes

Os bancos médios costumam atuar no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.

As principais reclamações sobre os bancos médios foram relacionadas às operações de crédito consignado. As queixas referem-se à restrição à liquidação antecipada do empréstimo ou à portabilidade, além de irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre essas operações de crédito. 

1º lugar: Conglomerado BIC** 

Reclamações procedentes 174
Número de clientes 173.263
Índice* 1004,25

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do conglomerado BIC, que inclui o Banco Industrial e Comercial S.A. e a Sul Financeira S.A. Créditos e Financiamentos.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por ausência de documentação de desistência do devedor; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado

2º lugar: Daycoval

Reclamações procedentes 33
Número de clientes 638.870
Índice* 51,65

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de contratos de operações de crédito consignado.

3º lugar: BNP Paribas**

Reclamações procedentes 52
Número de clientes 1.158.822
Índice* 44,87

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco Cetelem e a Cetelem Brasil S.A. Crédito Financiamento e Investrimento.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de contratos de operações de crédito consignado.

4º lugar: J. Malucelli**

Reclamações procedentes 10
Número de clientes 342.468
Índice* 29,19

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Paraná Banco, que faz parte do conglomerado.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado (pessoa natural); irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado.

5º lugar: Conglomerado BRB**

Reclamações procedentes 16
Número de clientes 737.162
Índice* 21,70

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil

**Trata-se do conglomerado que inclui o BRB Banco de Brasília e o BRB Crédito Financiamento e Investimento

Principais reclamações (em ordem decrescente): Operação não reconhecida pelo cliente em terminais de autoatendimento, tais como contratações de empréstimos, movimentação em contas de depósito, aplicações financeiras, etc; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada; e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.

Acompanhe tudo sobre:BancosBancos médiosBanrisulBMGBNP ParibasBRBCaixaCCB Brasil (antigo BicBanco)DaycovalEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasEmpresas francesasEmpresas inglesasFinançasHSBCListasMercado financeiroRankingsSantander

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões