Minhas Finanças

Os bancos com mais reclamações em abril, segundo o BC

Santander foi o mais reclamado entre os grandes; Banco Bonsucesso liderou as queixas entre os médios


	Apenas as reclamações procedentes foram consideradas pelo Banco Central
 (Alexandre Battibugli)

Apenas as reclamações procedentes foram consideradas pelo Banco Central (Alexandre Battibugli)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - Em abril, o Santander liderou mais uma vez o ranking das instituições mais reclamadas do Banco Central (BC) entre os bancos grandes, com mais de um milhão de clientes. E o Banco Bonsucesso também ficou de novo no topo do ranking entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.

O Banrisul, em terceiro lugar no mês passado entre os bancos grandes, saiu do top 5. Em, entre os médios, os conglomerados Industrial do Brasil e o Fibra também saíram da lista das cinco mais reclamadas.

Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

Veja a seguir os resultados do ranking de abril:

Bancos grandes - mais de um milhão de clientes

Em abril foram registradas 2.475 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 899 queixas a mais do que em março, quando os bancos somaram 1.576 reclamações. As principais queixas foram sobre a relização de débitos na conta sem autorização do cliente, sobre problemas na conta-salário e sobre cobrança de tarifas por serviços não contratados. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes. 

1º Lugar: Santander

Reclamações procedentes 758
Número de clientes 23.096.498
Índice* 3,28

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação de serviço de conta-salário de forma irregular; débitos não autorizados; e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.

2º Lugar: Banco do Brasil**

Reclamações procedentes 562
Número de clientes 34.652.147
Índice* 1,62

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

**Trata-se do Conglomerado Banco do Brasil, que inclui, além do BB, o BB Banco de Investimento.

Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; prestação de serviço de conta-salário de forma irregular; e débitos não autorizados.


3º lugar: Itaú**

Reclamações procedentes 341
Número de clientes 25.908.321
Índice* 1,31

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

**Trata-se do Conglomerado Itaú, que inclui, além do Itaú Unibanco, o Banco Dibens, o Banco Fiat, o Banco Investcred Unibanco, o Unicard Banco Múltiplo, a Itaú Unibanco Holding, o Banco Itaubank, o Banco Itaucred Financiamentos, o Banco Itauleasing, o Banco Itaú BMG Consignado, o Unibanco União de Bancos Brasileiros, o Banco Itaú BBA, o Banco Itaucard e o Hipercard Banco Múltiplo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e contratação irregular de pacotes de serviços de tarifas.

4º lugar: HSBC**

Reclamações procedentes 65
Número de clientes 5.771.293
Índice* 1,12

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui, além do HSBC Bank Brasil, o HSBC Finance Brasil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): débitos não autorizados; restrições aos canais de atendimento tradicionais; e prestação de serviço de conta-salário de forma irregular.

5º lugar: Bradesco**

Reclamações procedentes 340
Número de clientes 34.357.161
Índice* 0,98

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

**Trata-se do Conglomerado Bradesco, que inclui, além do Banco Bradesco, o Banco Bankpar, o Banco Bradesco Cartões, o Banco Alvorada, o Banco BERJ, o Banco Bradesco Financiamentos, o Banco Bradesco BBI e o Bradescard.

Principais reclamações (em ordem decrescente): débitos não autorizados; prestação de serviço de conta-salário de forma irregular; e esclarecimentos incompletos e incorretos.


Bancos médios - menos de um milhão de clientes

Em abril, os bancos médios receberam 368 reclamações de clientes, 193 reclamações a mais do que em fevereiro, quando foram registradas 175 reclamações. Os bancos médios costumam atuar principalmente no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de automóveis. 

As reclamações mais recorrentes sobre os bancos médios foram sobre problemas de comunicação, como o esclarecimento de dúvidas de forma incompleta ou incorreta e descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes.

1º lugar: Banco Bonsucesso

Reclamações procedentes 119
Número de clientes 1.833
Índice* 6.492,08

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Principais reclamações (em ordem decrescente): cálculo do valor presente considerado inapropriado na determinação de taxas para pagamentos futuros no crédito consignado; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes.

2º lugar: BMG**

Reclamações procedentes 117
Número de clientes 6.365
Índice* 1.838,17

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui não só o Banco BMG, como também o Banco Cifra e o BCV Banco de Crédito e Varejo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; concessão de crédito consignado sem documentação adequada; e concessão de crédito consignado com documentação falsa.

3º lugar: Conglomerado J. Malucelli (Paraná Banco)

Reclamações procedentes 16
Número de clientes 1.260
Índice* 1.269,84

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Principais reclamações (em ordem decrescente): descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.


4º lugar: Banco Intermedium

Reclamações procedentes 19
Número de clientes 1.821
Índice* 1.043,38

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Principais reclamações (em ordem decrescente): descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e restrição à portabilidade de crédito consignado.

5º lugar: Banco Daycoval

Reclamações procedentes 14
Número de clientes 5.821
Índice* 240,5

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000

Principais reclamações (em ordem decrescente): descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e cálculo do valor presente considerado inapropriado na determinação de taxas para pagamentos futuros no crédito consignado.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosBancos médiosFinançasMercado financeiro

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quarta-feira

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões

Influenciadoras de Wall Street: como elas estão democratizando as finanças pessoais