Investimentos: Usar o 13º para aplicar pode ser uma boa (BrianAJackson/Thinkstock)
Júlia Lewgoy
Publicado em 11 de outubro de 2017 às 13h40.
Última atualização em 11 de outubro de 2017 às 13h43.
Pergunta do leitor: “Gostaria de saber se existe algum investimento sem risco de perder dinheiro, mesmo que não ofereça um percentual alto de retorno.”
Resposta de Beto Veiga*:
Para começar, vamos tirar essa ideia do investimento sem risco da cabeça. Isso definitivamente não existe. Mesmo se você comprar um colchão, encher de dinheiro e dormir em cima, ou seja, se você não investir em absolutamente nada, a simples posse do dinheiro é arriscada. Você pode ser roubado, ou o colchão pegar fogo e tudo virar cinzas. Sem falar da inflação, que corrói seu poder de compra sem que nada aconteça.
O investimento deve atender ao perfil de cada um. É uma decisão pessoal e não devemos seguir a opinião de terceiros que não pensam ou agem como nós. Caso a opinião venha de um consultor, é imprescindível que ele conheça o nosso comportamento com relação ao risco.
Você procura uma opção conservadora de investimento e demonstra tanta aversão à perda que “paga” para não ser exposto a ela. Quando eu menciono o verbo pagar, me refiro à sua determinação de abrir mão de rentabilidade para não estar sujeito a perda alguma.
Assim, você deve buscar os seguintes investimentos, nesta ordem: Tesouro Selic, vendido pelo sistema Tesouro Direto, ou LCA, LCI, CDB ou poupança de um banco público grande ou de um banco privado até o limite de 250 mil reais, nesta ordem.
*Beto Veiga é doutor e mestre em Economia pela UnB, advogado especialista em direito do sistema financeiro, professor de direito bancário e autor do livro “Case com seu banco com separação de bens”.
Envie suas dúvidas sobre investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.