Dúvida do internauta: Atualmente invisto na poupança, mas sei que o rendimento não é muito bom. A partir de 2015 quero investir em aplicações que me tragam um retorno maior. Tenho cerca de 10 mil na poupança e pretendo aplicar mais 500 reais por mês, onde devo investir para ter um rendimento melhor?
Resposta de Samy Dana e Alex Del Giglio*:
Em um cenário econômico de elevação da taxa de juros e inflação persistente, a poupança não é a melhor alternativa de investimento para alocar suas economias.
Existem diversas opções de investimento com grau de risco equivalente ao da poupança e que proporcionam um retorno bem mais atraente.
Em vista disso, sugerimos a seguinte estratégia para investir o seu dinheiro:
Em relação aos 10 mil reais aplicados na poupança, faça a migração para Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).
Assim como a poupança, esses papéis possuem isenção de imposto de renda e ainda contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que reembolsa eventuais prejuízos causados pela falência da instituição financeira até o limite de 250 mil reais. Procure investir em letras de crédito de bancos médios, que paguem uma taxa de no mínimo 90% do CDI.
Quanto aos aportes de 500 reais mensais, uma boa alternativa de alocação é dividir o recurso entre as Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e as Notas do Tesouro Nacional-Série B (NTN-B), títulos públicos negociados pela plataforma Tesouro Direto. Nessa modalidade o risco é um eventual calote do governo, que pode ser considerado bem baixo.
A LFT é um título cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic; e a NTN-B paga uma taxa de juros fixa mais a variação da inflação medida pelo IPCA, proporcionando ganho real, ou seja, acima da inflação.
Um cuidado que deve ser tomado no Tesouro Direto diz respeito às taxas de administração cobradas pelos agentes de custódia, pois variam muito, entre 0% e 2%. Por isso, pesquise os agentes que não cobram taxa de administração, restando apenas a taxa de custódia obrigatória de 0,30% ao ano e o imposto de renda sobre os rendimentos.
Além disso, recomenda-se no caso da NTN-B a aquisição de títulos alinhados com seu horizonte de investimento. Vender antecipadamente uma NTN-B pode ocasionar perdas significativas de acordo com as oscilações do mercado.
Seguindo nossa recomendação, você certamente obterá um retorno superior ao da poupança em seus investimentos.
Bons Investimentos!
(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. Esta resposta foi escrita em parceria com Alex Del Giglio, economista pela Univerisidade de São Paulo (USP), com extensão em finanças pela ESC Bordeaux e mestrado em Administração pela FGV. Responsável pela área educacional da Prime Finance Investimentos AAI Ltda., com sede em Manaus.
Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.
-
1. Luxo fora do alcance
zoom_out_map
1/8 (Divulgação/JamesEdition)
São Paulo - Quem pensa que, ao ganhar na loteria, poderá realizar todos os sonhos possíveis, como comprar aquela Ferrari, uma mansão ou viver em um lugar paradisíaco para o resto da vida deve começar a repensar seus conceitos. Nem o prêmio da Mega-Sena pode ser suficiente para comprar alguns bens de luxo, como imóveis de alto padrão, iates, jatos, castelos e ilhas privadas. Em 2014, o valor médio dos prêmios distribuídos aos apostadores da Mega-Sena em 33 concursos foi de 28,1 milhões de reais, já descontado o imposto de renda (IR) incidente, de 30%.
A média foi calculada sem considerar a Mega da Virada, já que o valor do prêmio é muito superior a todos os outros e distorceria o resultado.
Os valores distribuídos pelos prêmios são proporcionais à arrecadação obtida em cada concurso pela Caixa Econômica Federal, responsável pela Mega-Sena.
Quem ganha na Mega verifica que, mesmo com alguns milhões de reais no bolso, o orçamento ainda pode ficar limitado por causa dos altos preços praticados no Brasil atualmente.
Coberturas no Leblon, no Rio de Janeiro, são vendidas por 33 milhões de reais e mansões no Jardim Europa, em São Paulo, chegam a custar 35 milhões de reais. Ambas ultrapassam o valor médio do principal prêmio das loterias da Caixa.
Já o sonho de ter uma casa em uma ilha privada vai depender da localização. Nas Bahamas, no Caribe, uma ilha é vendida por mais de 40 milhões de reais, de acordo com a cotação atual do dólar (2,67 reais).
Veja a seguir alguns exemplos de compras que já não podem ser feitas com o valor médio do prêmio da loteria.
-
2. Cobertura no Rio de Janeiro
zoom_out_map
2/8 (Divulgação/ Luxurystate.com)
Preço: 33 milhões de reais
Localizada no Leblon, na zona sul da cidade, a cobertura triplex, com vista para o mar, tem cinco quartos e oito banheiros. O
apartamento mede 770 metros quadrados, tem acabamento em mármore e varanda ampla com piscina.
Link para o anúncio
-
3. Apartamento em Nova York
zoom_out_map
3/8 (Divulgação/ Sotheby´s International Realty)
Preço: 32 milhões de reais
Localizado em um prédio com 12 unidades construído em 1924 na 5ª Avenida, em Nova York, o apartamento tem vista para o Central Park, quatro quartos com suíte, cozinha, sala de estar com lareira, sala de jantar e terraço.
Link para o anúncio
-
4. Iate italiano
zoom_out_map
4/8 (Divulgação/Pershing Yatchs)
Preço: 37,9 milhões de reais O
iate Pershing modelo 115 da marca italiana Spirit Ferreti tem 35 metros de comprimento e motor potente que alcança uma velocidade de até 36 nós (cerca de 66 km/h). Quatro quartos acomodam a tripulação.
Link para o anúncio
-
5. Mansão em São Paulo
zoom_out_map
5/8 (Divulgação/ Luxurystate.com)
Preço: 35 milhões de reais A mansão de 1,2 mil metros quadrados, localizada no Jardim Europa, tem seis quartos, sendo cinco suítes; jardim de palmeiras imperiais, hall com piso de mármore, janelas antirruídos, edícula para os empregados domésticos, quarto de babá, biblioteca, banheiros com mármore e garagem para dez carros.
Link para o anúncio
-
6. Ilha privada
zoom_out_map
6/8 (Sotheby´s International Realty/Divulgação)
Preço: 41.6 milhões de reais A Ilha nas Bahamas, no Caribe, tem 47 acres, sete praias, elevações que protegem a residência e porto para embarcações. A propriedade fica próxima a um parque nacional que atrai velejadores e pescadores. Voos para Nassau, a capital da cadeia de arquipélagos, partem de Miami.
Link para o anúncio
-
7. Agora veja qual o valor das mansões vendidas no país
zoom_out_map
7/8 (Divulgação/LuxuryState.com)