Dúvida do internauta: Tenho 40 anos e uma casa própria como patrimônio. Quero conseguir uma boa aposentadoria para manter meu padrão de vida a partir dos 60 anos, quando pretendo parar de trabalhar.
O valor dos meus gastos mensais corresponde a 5 mil reais. Tenho uma reserva de 200 mil reais, dos quais 140 mil reais estão aplicados em um plano de previdência privada VGBL (Vida gerador de benefício livre) e o restante na poupança.
Onde devo aplicar minhas economias para atingir este objetivo?
Resposta de Fernando Meibak*
É importante considerar o tempo que necessitará dessa renda. Recomendo pensar na idade de 90 anos, o que significa que você terá 20 anos para poupar e 30 anos para usufruir da renda poupada. Felizmente, você já tem uma reserva financeira.
Para obter uma renda de 5 mil reais mensais a partir dos 60 anos, você terá de acumular recursos de cerca de 1,2 milhões de reais ao se aposentar.
Ou seja, você precisará poupar um valor estimado de cerca de 2 mil reais mensais, sem contar a inflação futura, para não ter problemas no futuro.
Recomendo o investimento em Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), que rendem juros mais a variação da inflação (IPCA), uma das aplicações oferecidas no Tesouro Direto. No seu caso, escolha títulos com prazo para 2035.
Você pode migrar parte dos recursos da poupança para esses títulos públicos e a poupança mensal também. Se a taxa de administração do plano de previdência privada VGBL for maior que 1% ao ano, você pode migrar os recursos aplicados no plano para aplicações nas NTN-B.
*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
-
1. O primeiro passo para ter uma boa renda na aposentadoria
zoom_out_map
1/9
Como a
Previdência Social já não dá nem mais pro cheiro, para garantir uma boa
aposentadoria é preciso poupar ao longo da vida produtiva. Veja no vídeo qual é o primeiro passo para ter uma renda satisfarória na aposentadoria.
-
2. Onde obter a maior rentabilidade para a aposentadoria
zoom_out_map
2/9
-
3. Por que a previdência não é suficiente
zoom_out_map
3/9
Se antes a previdência privada dava conta dos gastos, com o aumento da expectativa de vida e o menor retorno dos planos, essa realidade ficou distante. Veja no vídeo por que é tão importante complementar a previdência atualmente.
-
4. É melhor poupar para a aposentadoria por conta própria?
zoom_out_map
4/9
Ter sua própria estratégia de investimento para a
aposentadoria pode ser vantajoso, especialmente por conta dos custos .
Planos de previdência privada podem ser caros e pouco rentáveis. Mas o que vale mais a pena? Investir por conta própria, optar pela facilidade da
previdência privada ou misturar as duas estratégias? Veja a resposta no vídeo.
-
5. Qual título do Tesouro Direto é melhor para a aposentadoria?
zoom_out_map
5/9
Muitos especialistas têm recomendado o investimento em títulos do
Tesouro Direto para acumulação de
patrimônio para a
aposentadoria. Mas, dentre as diferentes opções de títulos, existe um em especial que é mais indicado para esse objetivo. Veja no
vídeo qual é ele e como funciona sua remuneração.
-
6. É hora de trocar de plano de previdência?
zoom_out_map
6/9
A previdência costuma ser o caminho natural para muitos brasileiros, mas nem sempre é a opção mais vantajosa. Veja no vídeo como avaliar se está na hora de trocar seu plano de previdência.
-
7. A tabela regressiva é sempre vantajosa?
zoom_out_map
7/9
A tabela regressiva do
imposto de renda é um dos incentivos tributários aos planos de
previdência privada. Enquanto com a tabela progressiva as alíquotas de IR variam de 7,5% a 27,5% de acordo com o valor resgatado, com a tabela regressiva as alíquotas variam de 35% a 10%, de acordo com o tempo de investimento e independentemente acumulado. No entanto, a escolha de uma ou outra tabela depende do perfil do investidor. Entenda no vídeo quando a tabela regressiva é de fato melhor.
-
8. Como não subestimar a inflação
zoom_out_map
8/9
Entre os diversos erros que costumam ameaçar o sonho da aposentadoria tranquila, não calcular os efeitos da
inflação no longo prazo talvez seja um dos mais recorrentes. Assista o
vídeo e saiba como calcular da melhor forma a alta dos preços na hora de fazer o seu planejamento financeiro para a
aposentadoria.
-
9. Qual a hora certa de pedir a aposentadoria?
zoom_out_map
9/9
Parar de trabalhar cedo pode ser uma armadilha se você não estiver preparado. Veja no
vídeo como avaliar qual é o momento certo de pendurar as chuteiras.
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.