Minhas Finanças

Onde investir 300 reais por mês?

Especialista indica qual o investimento mais adequado para quem quer poupar a quantia mensalmente


	Mulher pensativa e cifrões: Especialista indica qual o investimento mais adequado para quem quer poupar a quantia
 (Nastia11/Thinkstock)

Mulher pensativa e cifrões: Especialista indica qual o investimento mais adequado para quem quer poupar a quantia (Nastia11/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2015 às 07h32.

Dúvida do internauta: Gostaria de aplicar 300 reais por mês. Qual é a melhor opção de investimento?

Resposta de Samy Dana e Alex del Giglio*

Primeiramente lhe parabenizamos pela iniciativa de aplicar o seu dinheiro.

Existem diversas alternativas interessantes para investir 300 reais por mês com a taxa básica de juros, a Selic, no patamar de 13,75% ao ano e com tendência de aumento.

Entre as aplicações financeiras, recomendamos o Tesouro Selic, título público negociado pelo programa Tesouro Direto

Esse título possui rentabilidade diária vinculada à Selic e é indicado em um cenário no qual a taxa básica de juros esteja elevada.

O investimento é apropriado para investidores com perfil conservador ou iniciantes. No entanto, muitos investidores experientes também aplicam dinheiro nessa modalidade.

A principal precaução que o investidor deve ter é com relação à cobrança de taxas de administração pelas corretoras e bancos autorizados a negociar esses btítulos. Enquanto algumas instituições financeiras isentam o investidor do pagamento dessa taxa, outras chegam a cobrar até 2% ao ano, o que compromete os ganhos.

Você irá obter uma rentabilidade média líquida, já descontadas taxas e impostos, de 0,90% ao mês com essa aplicação, superior à registrada pela poupança e outros investimentos de baixo risco.

Bons investimentos!

(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. Esta resposta foi escrita em parceria com Alex Del Giglio, economista pela Univerisidade de São Paulo (USP), com extensão em finanças pela ESC Bordeaux e mestrado em Administração pela FGV. Responsável pela área educacional da Prime Finance Investimentos AAI Ltda., com sede em Manaus.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisaplicacoes-financeirasMercado financeiroImigraçãoTesouro Diretorenda-pessoalrenda-fixaTítulos públicos

Mais de Minhas Finanças

BTG Pactual zera IOF de compras internacionais nos cartões de crédito e débito

Pagamento da 6ª parcela do Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira, 25

Consignado CLT agora permite trocar empréstimo para outro banco

Crédito com garantia de veículo se fortalece como alternativa financeira