Minhas Finanças

O que acontece quando há disparidades entre as declarações?

A dúvida: declaro a minha herança por um valor diferente daquele declarado pelos demais herdeiros. Como a Receita enxerga isso?

Casa de madeira (Divulgação)

Casa de madeira (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 11h58.

Dúvida do internauta: Recebi de herança 25% de uma chácara com uma casa de madeira (há outros três herdeiros). No registro de imóveis, o imóvel é classificado como territorial rural. Entendo que o valor do imóvel não deve ser corrigido, mas os outros herdeiros o corrigiram nas suas declarações. Qual é a interpretação da Receita Federal sobre essa diferença de valores entre as declarações dos herdeiros? Em caso de venda do imóvel deverá haver o recolhimento de 15% sobre o ganho de capital. Eu que não fiz a correção do valor do imóvel pagarei mais imposto que os outros herdeiros que corrigiram o valor do imóvel?

Resposta de Eliana Lopes*:

Se na Declaração Final de Espólio o bem for transferido para os herdeiros pelo valor constante da última declaração do falecido, não haverá imposto. Contudo, se a transferência for feita pelo valor de mercado, deverá ser apurado o ganho de capital na operação. O Imposto sobre o ganho de capital é tributado exclusivamente à alíquota de 15%.

Após o recebimento desse bem, o contribuinte deve manter o valor da transferência até o momento de posterior venda. Nesse casos, a Receita não permite correção dos valores dos imóveis.

*Eliana Lopes é coordenadora de IR de Pessoa Física da H&R Block no Brasil. A H&R é a maior empresa de declaração de IR dos Estados Unidos e acaba de chegar ao Brasil. Também atua no Canadá e na Austrália.

Acompanhe tudo sobre:HerançaImóveisImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro