Minhas Finanças

O banco não aceitou renegociar minha dívida. O que fazer?

Especialista sugere o que fazer se você não consegue chegar a um acordo com o banco para pagar sua dívida no cartão de crédito

Susto: Entrar com ação judicial pode resolver seu problema (avemario/Thinkstock)

Susto: Entrar com ação judicial pode resolver seu problema (avemario/Thinkstock)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 15h31.

Pergunta do leitor: Solicitei renegociar em cinco vezes a dívida do cartão de credito e consegui. Paguei quatro parcelas e não conseguir pagar a quinta. Tento renegociar novamente, mas o banco se nega e, enquanto isso, os juros só aumentam. O que devo fazer? 

Aconselho ingressar com uma ação judicial, com o objetivo de depositar o valor devido. É importante mostrar que você pretende quitar a dívida e impedir o seu crescimento com a incidência de juros.

A probabilidade de obter um acordo judicial para encerrar o problema é muito grande. O cartão de crédito tem juros muito altos, por isso você deve procurar a Justiça o quanto antes, para fazer com que essa dívida pare de crescer logo.

O banco não pode impor um novo empréstimo e pressionar você a assumir uma nova dívida para pagar a antiga. Se a instituição financeira fizer isso, busque na Justiça indenizações por prejuízos morais e materiais. Nesse caso, você terá direito a receber de volta os valores pagos com juros cobrados no cartão de crédito durante o tempo no qual não houve negociação. 


*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

 

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:BancosCartões de créditoDívidas pessoaisNegociações

Mais de Minhas Finanças

BC comunica vazamento de dados de 1,3 mil chaves do Pix, o 12º do ano

Aposentados podem excluir desconto indevido de associação pelo Meu INSS; veja como

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana