Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Reformar ou construir é sempre motivo de expectativa, especialmente por causa dos custos. Construir uma casa de padrão médio requer investimento de cerca de 1 200 reais por metro quadrado. Reformar apenas o acabamento custa 5% do valor da construção. Mudanças mais profundas, incluindo partes elétrica e hidráulica, podem elevar o preço para 20%. É possível, no entanto, impedir que as despesas saiam do controle seguindo recomendações dos especialistas.
1. PLANEJE COM CUIDADO Coloque no papel, em detalhes, o que será feito e quando, para que uma tarefa seja iniciada e terminada sem atrapalhar a fase seguinte. "Quando o pintor chega, o pedreiro já deve ter ido embora", diz o engenheiro Eduardo Zaidan, vice-presidente do SindusCon e diretor da Zaidan Engenharia. O projeto, plantas incluídas, pode custar 7% da obra, mas esse gasto será compensado mais tarde.
2. MANTENHA-SE FIEL Mudar de idéia depois do início da obra atrasa o processo e aumenta o custo. Cada tarefa, numa reforma, sai 30% mais cara do que numa construção nova. "Se a idéia for deixar só as fundações, a estrutura e a alvenaria, é melhor demolir e construir de novo", diz o arquiteto Henrique Cambiaghi, presidente da AsBEA, a associação dos escritórios de arquitetura.
3. ESPERE SURPRESAS Deixe uma margem no orçamento para enfrentar os imprevistos. "Pode aparecer, por exemplo, uma coluna numa parede que seria derrubada", diz Cambiaghi. "Por isso o ideal é reservar 20% do valor da obra para situações inesperadas."