Minhas Finanças

Na união estável, tenho direito ao seguro de vida?

Especialista responde se união estável dá direito à indenização do seguro de vida, mesmo se o companheiro tiver um filho de relacionamento anterior


	Mulher com dúvida: Especialista responde se união estável dá direito à indenização do seguro de vida do companheiro
 (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

Mulher com dúvida: Especialista responde se união estável dá direito à indenização do seguro de vida do companheiro (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2015 às 06h00.

Dúvida do internauta: Meu companheiro tem um seguro de vida e vivemos em união estável, registrada no cartório. Na apólice do seguro, consta apenas que os beneficiários são os herdeiros legais. Como ele tem uma filha de um relacionamento anterior, também posso ser beneficiada pela indenização do seguro?

Resposta de Claudio Royo*

Você também é beneficiária da apólice e tem participação garantida na indenização. No entanto, deverá comprovar que legalmente é companheira do segurado.

Mas para que haja maior conforto e menos desgaste no acionamento do seguro, o seu companheiro pode solicitar que você seja incluída entre os beneficiários e estipular percentuais da indenização para cada beneficiado na apólice.

*Claudio Royo é sócio do Economize no Seguro, um site do grupo Brasil Insurance que compara os preços de diversos tipos de apólices.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisSegurosPar Corretorarenda-pessoalDireito familiarUnião estávelSeguro de vida

Mais de Minhas Finanças

Itaúsa, Bradespar e Simpar dependem de dividendos — saiba se elas também vão ser tributadas

Banco PAN tem consignado privado para CLT com taxa de 2,36%

Ozempic emagrece, mas cabe no seu bolso? Como incluir caneta emagrecedora no seu orçamento

Novo IR propõe alíquota de 10% sobre dividendos de R$ 50 mil — mas valor pode ser ressarcido